Continue assim, Nintendo: “Wii Sports” do Switch chegará em português do Brasil

Nintendo agrada com mais títulos traduzidos, mas esperamos ver outros jogos, de preferência mais complexos, em português

Felipe Vinha
Por
Novo Mario virá em português, mas é um game com menos texto (Imagem: Divulgação/Nintendo)

A Nintendo revelou que mais dois jogos serão lançados com tradução para o português do Brasil. Anunciados durante o Nintendo Direct desta semana, Mario Strikers: Battle League e Nintendo Switch Sports, inspirado por Wii Sports, são os contemplados. A novidade também indica outra nem tão boa: a empresa parece concentrada em traduzir apenas games mais simples, focados em multiplayer e sem muito texto, em detrimento de outros com enredos mais complexos.

Vale lembrar que, além destes dois, outro título que chegou em português ao Brasil foi Mario Party Superstars, lançado em 2021. Este também foi um jogo multiplayer, sem tanto texto quanto esperado em um game como, por exemplo, Zelda.

É claro que os dois jogos anunciados ainda não chegaram ao mercado, mas dá para imaginar que são simples por serem títulos esportivos, sem modo de história com algum enredo e apenas com alguns menus que serão traduzidos – além de legendas para explicação de regras e derivados.

Fãs se surpreenderam que estes games já contam com anúncio de tradução, enquanto o novo Kirby and the Forgotten Land, por exemplo, não. Pokémon Legends Arceus, recém-lançado, foi outro que chegou apenas com inglês e outros idiomas que não são o português-brasileiro.

Não se sabe se a estratégia de traduzir apenas games mais simples será mantida, mas jogos como Fire Emblem Warriors, Zelda: Breath of the Wild 2, entre tantos outros lançados recentemente ou que ainda vão sair em 2022, seguem sem previsão de tradução, nem mesmo para legendas ou menus.

Não deixe de ver os trailers dos dois novos games:

Traduções são pagas por palavra

Importante lembrar que traduções demandam dinheiro e, quanto mais texto tem um jogo, mais caro fica o serviço – algo que, inclusive, expliquei neste extenso especial que trata justamente sobre o assunto. O mais provável é que a Nintendo esteja testando o mercado, para saber se vale a pena investir na localização de games mais complexos e maiores.

Os fãs se animaram bastante com o anúncio de mais dois jogos em português do Brasil, mas, acompanhando relatos no Twitter, reconhecem que há muito a ser feito ainda, em termos de localização para títulos da Nintendo por aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados