Lag em jogos online pode diminuir com parceria entre EllaLink e NoPing

EllaLink faz parceria com NoPing e IP Telecom para reduzir a latência em jogos online por meio de um novo cabo submarino de fibra ótica que conecta o Brasil à Europa diretamente

Murilo Tunholi
Por

O NoPing, a EllaLink e a IP Telecom se uniram com a promessa de diminuir o lag em games online entre o Brasil e a Europa. Isso é possível graças a um novo cabo submarino de fibra ótica que liga o continente europeu diretamente à América do Sul. A ideia é reduzir a latência nas partidas entre brasileiros e europeus em até 30%.

Em games online, o lag prejudica demais a experiência geral dos jogadores. Quanto mais distante do servidor do jogo a pessoa estiver, maior será o tempo de resposta entre o comando acionado no teclado ou mouse e a ação do personagem na tela. Geralmente, essa demora gera desvantagens competitivas durante as jogatinas.

Com o novo cabo submarino de fibra ótica, a EllaLink promete colocar os jogadores brasileiros e europeus em pé de igualdade. Segundo o gerente de Brasil da EllaLink, Rafael Lozano, a latência em jogos entre o Brasil e Europa chega a 250 milissegundos. Graças ao cabo, o lag deve diminuir para 120 milissegundos, sendo que o ping considerado ideal é de pelo menos 150 milissegundos.

Inaugurado em junho de 2021, o cabo da EllaLink tem seis mil quilômetros e corta o Oceano Atlântico, conectando a cidade de Fortaleza, no Ceará, diretamente com Sines, em Portugal. Além de reduzir a latência em jogos, essa conexão também pode acelerar serviços na nuvem, streamings e outras atividades realizadas pela internet entre o Brasil e a Europa.

Vale mencionar que o cabo da EllaLink só vai afetar conexões entre servidores no Brasil e na Europa. Essa novidade deve beneficiar, por exemplo, jogadores portugueses que acessam servidores brasileiros, devido ao idioma. Em relação a games com servidores na América do Norte, não haverá mudanças.

No Ping é grátis por apenas sete dias

O NoPing é um programa de redução de lag conhecido por jogadores de games com servidores fora do Brasil, como Final Fantasy 14 e World of Warcraft. Segundo a descrição fornecida no site, o software funciona como um “GPS de internet” que, por meio de um algoritmo, desvia as rotas de conexão com problemas de latência alta ou perda de pacotes para garantir o menor tempo de resposta possível.

Para usar o NoPing por mais de sete dias é preciso assinar um dos planos disponíveis no site. Os preços começam em R$ 8,90 para a assinatura de sete dias e podem chegar a R$ 187 no plano anual.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados