Android 12: temas coloridos do Material You vão mesmo chegar a mais celulares

Temas dinâmicos do Material You personalizam as cores da interface do sistema operacional e apps em celulares com o Android 12

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You

Os temas dinâmicos do Android 12 serão levados a outros celulares. Nesta quinta-feira (10), o Google anunciou que vai trabalhar com a SamsungXiaomi e outras fabricantes para levar o esquema de cores do Material You a mais celulares. Atualmente, o recurso completo é quase que uma exclusividade da linha Google Pixel.

A customização da nova linguagem visual deu as caras durante a estreia do sistema. Durante o Google I/O 2021, a companhia revelou que o Android 12 daria mais recursos para personalizá-lo. Esta novidade está diretamente relacionada ao esquema de cores dinâmicas, que ajusta os tons da interface conforme o papel de parede escolhido.

Darei um exemplo. Vamos supor que você selecionou um wallpaper com tons verdes. Neste momento, o celular vai pegar as cores do papel de parede e aplicá-las em diversas partes da interface, como botões, planos de fundo, ícones e afins. Além disso, essa personalização também é levada a aplicativos compatíveis com o recurso.

Google vai trabalhar perto de outras fabricantes para implementar as cores dinâmicas (Imagem: Reprodução/Google)
Google vai trabalhar perto de outras fabricantes para implementar as cores dinâmicas (Imagem: Reprodução/Google)

Google quer mais celulares e tablets com Material You

A customização já está disponível em algumas interface, como a One UI 4. Mas a Samsung não será a única fabricante que terá o esquema de cores em seus celulares além do Pixel: o Google afirmou que o recurso do Material You estará disponível em mais dispositivo com Android 12 globalmente. A lista também é formada pela Xiaomi, Realme, OnePlus, Oppo, Vivo e Tecno.

“À medida que mais dispositivos Android 12 chegarem nos próximos meses, nossos parceiros OEM [fabricantes] estão trabalhando conosco para garantir que as principais APIs de design, especialmente em torno de cores dinâmicas, funcionem de forma consistente em todo o ecossistema Android para que os desenvolvedores possam ter tranquilidade e os usuários possam se beneficiar de um experiência coesa”, afirmaram.

O Google, por outro lado, não ofereceu uma linha do tempo em relação à implementação do recurso. Mas já há algumas pistas: segundo um documento revelado pelo Android Police na terça-feira (8), o Google pretende passar a exigir o recurso em celulares e tablets novos ou atualizados para o Android 12. A regra, caso o rumor se concretize, está prevista para entrar em vigor em 14 de março.

Com informações: Android Developers Blog e GSMArena

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados