Início / Notícias / Jogos /

Youtuber “acerta” previsões da Nintendo Direct usando truque antigo no Twitter

Com o perfil Waddle Dee Knows, o youtuber Jon Cartwright "fisgou" mais de 2 mil usuários sedentos por vazamentos, incluindo sites de notícias

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em um simples experimento, o youtuber Jon Cartwright mostrou como é fácil enganar gamers sedentos por vazamentos nas redes sociais. Ao se passar por um falso insider da Nintendo, Cartwright “acertou” várias previsões de anúncios que apareceram na Direct de 9 de fevereiro, incluindo Mario Strikers: Battle League e de Nintendo Switch Sports. Porém, tudo não passou de um truque antigo.

Kirby pescando em Kirby and the Forgotten Land (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Tudo começou em 7 de fevereiro, dois dias antes da Nintendo Direct ir ao ar. Na época, rumores sobre a data da transmissão começaram a surgir em fóruns especializados e nas redes sociais. Foi aí que Cartwright teve a brilhante ideia de criar uma conta no Twitter para fazer previsões dos anúncios do evento.

Assim nasceu o perfil Waddle Dee Knows (@WaddleDeeKnows) — nome inspirado nos Waddle Dee, icônicos inimigos da série Kirby. Nessa conta, que ficou trancada até o final da Nintendo Direct, Cartwright começou a tweetar todas as possíveis ideias de anúncios que vinham à cabeça, desde uma sequência de Wii Sports até jogos da Valve chegando para Switch.

Logo após falar sobre os jogos, Waddle Dee Knows escrevia várias possibilidades para a data de lançamento, cobrindo todos os meses até 2023. Todos esses tweets foram publicados enquanto a conta estava privada — ou seja, ninguém de fora conseguia ver o que estava acontecendo.

Entre as centenas de “previsões” postadas no dia 7 de fevereiro, algumas se tornaram realidade durante a Nintendo Direct do dia 9. As suposições que não se concretizaram, como Half-Life 2 no Switch, Super Mario Odyssey 2 e um novo Donkey Kong em 2D, foram simplesmente apagadas. Com isso, restaram apenas os acertos.

Waddle Dee Knows tweetou centenas de previsões (Imagem: Reprodução/YouTube Good Vibes Gaming)

Após o fim da transmissão da Direct, Cartwright abriu a conta e apresentou Waddle Dee Knows ao público. Porém, ele ainda precisava atrair a atenção dos gamers para que o plano desse certo. Na tarde do dia 10, o youtuber criou tópicos no Reddit, ResetEra, GameFAQs e outros fóruns avisando que “uma conta desconhecida havia vazado os conteúdos do evento antes da hora”.

Por terem sido publicados em 7 de fevereiro, quando a conta estava trancada, os tweets continuaram com a marcação de tempo original. Então, ficou parecendo realmente que Waddle Dee Knows tinha recebido informações privilegiadas.

Experimento precisou ser encerrado antes da hora

Demorou um tempo até as pessoas comprarem a mentira, mas, no mesmo dia, a contagem de seguidores da conta Waddle Dee Knows começou a crescer. À noite, o perfil tinha crescido tanto que até o portal de notícias Video Games Chronicle publicou os tweets se referindo ao personagem como um insider da Nintendo.

Desde o início, Cartwright planejava revelar a verdadeira identidade de Waddle Dee Knows na sexta-feira (11). Porém, ao ver que o experimento tinha ido longe demais, ele decidiu pisar no freio antes da hora. Em uma série de tweets postados às 20h23, o youtuber disse o seguinte:

Essa conta era um experimento para ver como é fácil mentir e sair ileso.

Sim, eu adivinhei tudo da Direct e apaguei as coisas que não apareceram. Então, eu disse coisas estranhas para pegar pessoas desprevenidas, como [um jogo de] Encanto, ou falei o que elas queriam ouvir com [o anúncio de] Goldeneye.

Eu queria ver como era fácil e infelizmente é muito fácil. 2 mil [seguidores] em sete horas. O VGC afirma ser “um portal especializado”, mas relatam no Twitter que eles nem tentaram verificar [a fonte].

Espero que isso possa se tornar um exemplo para não confiar aleatoriamente em perfis anônimos sem rosto.

Jon Cartwright, na conta @WaddleDeeKnows.

Faço as palavras de Cartwright as minhas quando ele fala para não confiar em qualquer perfil que aparece na internet. Toda hora aparece um “insider” diferente alegando que tem contatos próximos a empresas de games. No final do dia, ninguém sabe se é verdade ou não.

Com informações: ArsTechnica, Kotaku.