Uber deixa ver quantas avaliações de 1 estrela você recebeu dos motoristas

Central de Privacidade da Uber tem resumo de uso do app com total de viagens e pedidos de delivery, além de detalhar notas recebidas

Giovanni Santa Rosa
Por
Uber no celular (imagem: divulgação/Uber)

Na Uber e em outros aplicativos de transporte individual, passageiros podem avaliar motoristas e vice-versa. É uma forma de incentivar os usuários a cumprirem as regras e remover quem as desrespeita. Você já deve ter olhado quantas estrelas tem e se perguntado: “Será que alguém me deu só uma estrela?” Agora você terá essa resposta.

A novidade faz parte da Central de Privacidade da Uber. Para acessá-la, vá até seu perfil, Configurações, Privacidade e Centro de Privacidade. Nesta página, role até os cards e deslize-os da direita para a esquerda até encontrar o resumo do uso.

Nele, é possível ver quantas vezes você recebeu cada avaliação entre uma e cinco estrelas: role até encontrar o item Avaliações. A média é calculada usando as 500 últimas viagens.

Card de resumo do Uber
Card de resumo do Uber (Imagem: Divulgação/Uber)

Não dá para saber quando elas foram nem quem deu cada nota. Esse anonimato também é um princípio do sistema: assim, todo mundo fica confortável para relatar experiências ruins sem ter medo de arrumar problemas.

A empresa informa que a média dos brasileiros é 4,88 estrelas. Por aqui, minha nota é 4,96 e eu não tive nenhuma avaliação de uma estrela. Ufa.

Resumo das avaliações
Resumo das avaliações (Imagem: Reprodução/Giovanni Santa Rosa)

Se sua nota está baixa, a Uber tem algumas recomendações: trate os motoristas com respeito, evite bater a porta do carro, não demore para desembarcar e principalmente para embarcar, use o cinto de segurança e não suje o interior do veículo.

Assim você evita problemas e aumenta sua avaliação — nem que seja para colocar na bio do Tinder, como muita gente faz.

Uber também tem resumo do histórico

Para quem gosta de números, a Uber tem mais alguns no mesmo resumo do app, no melhor estilo do Wrapped do Spotify.

Dá para ver há quantos dias você está no aplicativo, quantas viagens e quantos pedidos já fez, além de qual categoria mais escolheu nos últimos trajetos. A página também mostra seu nível no Uber Rewards, programa de recompensas que dá vantagens para quem usa mais os serviços da empresa.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados