Motorola Frontier terá câmera com duas protuberâncias para sensor de 194 MP

Futuro smartphone da Motorola, Frontier deve ser apresentado com câmera tripla de 194 megapixels e ficha técnica avançada

Bruno Gall De Blasi
Por
Possível design do Motorola Edge 30 Ultra (Imagem: Reprodução/Evan Blass)

Motorola quer ir além do convencional quando o assunto é fotografia. Pelo menos, é o que mostra uma imagem vazada do esperado Motorola Frontier: o celular chegará às lojas com um câmera enorme de 194 megapixels que ocupa um calombo de dois andares na parte de trás. Isso mesmo: dois relevos para abrigar um único sensor.

As imagens de divulgação foram reveladas antes da hora por Evan Blass nesta quinta-feira (17). Além do calombo do módulo para abrigar o conjunto fotográfico triplo, a câmera principal possui mais uma protuberância. O relevo é melhor observado ao ver o smartphone pela parte de baixo, dando a impressão de que vai ser difícil mantê-lo estável em uma mesa sem a ajuda de uma capinha, por exemplo.

O tamanho da câmera principal é outro fator que atrai os holofotes. O componente também é grande em diâmetro, uma característica que lembra o Sharp Aquos R6, celular japonês com um sensor fotográfico de 20 megapixels e que mede exatamente 1 polegada. Enquanto isso, o Motorola Frontier deve chegar às lojas com um sensor de 1/1,5 polegada e 194 megapixels (!).

Motorola Frontier (Imagem: Reprodução/Evan Blass/Twitter)
Motorola Frontier (Imagem: Reprodução/Evan Blass/Twitter)

Mas, pera… Quanto mais megapixels, melhor?

De fato, 194 megapixels é uma especificação para lá de chamativa. A cargo de comparação, a câmera principal do recém-lançado Galaxy S22 Ultra possui um sensor de 108 megapixels que ganhou um reforço no tamanho em relação à geração anterior. O iPhone 13 Pro Max, por sua vez, tem uma câmera principal de 12 megapixels que recebeu o mesmo tratamento para melhorar a captação de luz.

É importante, porém, fazer uma ressalva: uma quantidade enorme de pixels não implica diretamente em alta qualidade. É claro que os celulares podem usar técnicas como o pixel binning para juntar quatro pixels em um para capturar imagens com mais luz e mais detalhes. Mas outros fatores, como a lente, processador de imagem (ISP) e afins, precisam ser colocados na balança.

Peguemos as análises do Tecnoblog sobre celulares da Apple e da Samsung como exemplo. Enquanto a câmera principal do iPhone 12 Pro Max tem 12 megapixels, o sensor primário do Galaxy S21 Ultra tem 108 megapixels. Ou seja, os dois têm resoluções completamente diferentes. Ainda assim, competem lado a lado e são referência no mercado pela qualidade das fotos e vídeos.

Samsung Galaxy S22 Ultra possui câmera de 108 megapixels (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 Ultra possui câmera de 108 megapixels (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Motorola Frontier pode ter câmera tripla e tela curvada

As primeiras apostas do celular identificado pelo codinome Frontier surgiram janeiro. Naquela época, o TechnikNews também na presença de uma câmera de 200 megapixels. Além disso, o sensor Samsung S5KHP1 seria acompanhado por mais dois, sendo um Samsung SKJN1SQ03 de 50 MP (ultrawide) e um Sony IMX663 de 12 MP (teleobjetiva). A câmera frontal teria 60 MP (OmniVision OV60A). 

O site alemão ainda explicou que o Motorola Frontier seria integrante de uma “nova geração” da linha Motorola Edge. Além disso, o telefone seria lançado com um processador da Qualcomm de modelo “SM8475”. Acredita-se que o chip será um sucessor do Snapdragon 8 Gen 1 ou uma edição mais encorpada, como aconteceu com o Snapdragon 888 Plus.

A lista de expectativas é acrescido pelas edições com memória RAM de 8 GB ou 12 GB e o armazenamento de 128 GB ou 256 GB. Já a possível tela OLED de 6,67 polegadas teria resolução Full HD+, taxa de atualização de 144 Hz e laterais curvadas. A bateria, por sua vez, contaria com recarga de 50 watts, potência inferior aos 67 watts do aguardado Motorola Edge 30 Pro.

Não há previsão de lançamento do Motorola Frontier.

Com informações: Android AuthorityEvan Blass (Twitter) e XDA-Developers

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados