Início / Notícias / Jogos /

Steam muda regras de promoções para acabar com descontos problemáticos

Valve vai permitir promoções com maior frequência no Steam, mas irá proibir descontos específicos usados para burlar os filtros da loja

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

As políticas de promoções do Steam vão sofrer algumas mudanças, ainda no primeiro semestre de 2022. Para acabar com descontos problemáticos na loja, a Valve irá mudar as regras de precificação e frequência das ofertas. Certas alterações valerão tanto para descontos pontuais quanto para as grandes promoções sazonais.

Steam (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam (Imagem: Divulgação/Valve)

A partir de 28 de março, as desenvolvedoras e publicadoras terão que respeitar um intervalo de 28 dias entre cada promoção em seus jogos no Steam. Antes, era preciso esperar seis semanas — ou 42 dias — para começar uma oferta, após o fim de outra.

Essa nova regra se aplica a todos os descontos oferecidos no Steam, exceto nas quatro grandes promoções sazonais: Promoção do Ano Novo Lunar, de Férias, de Primavera e de Fim de Ano. Em outras palavras, se um jogo ficar mais barato em uma “Oferta do Fim de Semana”, por exemplo, a próxima oferta só poderá acontecer após 28 dias.

No comunicado oficial da Valve, a empresa detalha as regras relacionadas à frequência das ofertas. As novas políticas são as seguintes:

  • É possível oferecer um desconto de lançamento, mas quando este desconto acabar, será necessário aguardar 28 dias para poder aplicar qualquer outro desconto;
  • Não é possível oferecer um desconto em um produto nos 28 dias seguintes a um aumento de preço em qualquer moeda;
  • Descontos não podem ser aplicados antes de 28 dias do fim do seu último desconto, com exceção de eventos sazonais no Steam;
  • Descontos de eventos sazonais não podem ser aplicados nos primeiros 28 dias após o lançamento de um título, o término de um desconto de lançamento ou um aumento de preço em qualquer moeda;
  • Não é possível alterar o preço de um produto que tenha um desconto em vigor ou agendado;
  • Não é possível oferecer um produto com um desconto superior a 90% ou inferior a 10%;
  • Descontos personalizados não podem durar mais de duas semanas ou menos de um dia.

Steam vai acabar com descontos problemáticos de 1%

Com a nova regra, usuários podem esperar promoções mais frequentes no Steam. Há, porém, uma mudança específica listada acima que visa acabar com descontos problemáticos: “Não é possível oferecer um produto com um desconto superior a 90% ou inferior a 10%”.

Antigamente, o Steam só proibia oferecer descontos de 100% — ou seja, às vezes apareciam jogos com desconto de 1%. Essa estratégia era usada por desenvolvedoras e publicadoras que queriam destacar seus games durante as promoções da loja, sem precisar diminuir o preço.

Começando em março, todas as ofertas publicadas no Steam deverão dar pelo menos 10% de desconto. Também vale destacar que não será mais possível comprar jogos com 99% de desconto como antes.

Com informações: PC Gamer.