Início / Notícias / Aplicativos e Software /

“Truth”, rede social de Donald Trump, estreia para iOS — mas com problemas

Após ser bloqueado nas principais redes sociais, como Twitter e Facebook, Donald Trump lança Truth Social; usuários relatam erros ao tentar criar um perfil

Pedro Knoth

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Após ser banido, de forma temporária ou permanente, de grandes redes sociais como Facebook e Twitter, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump lançou nesta segunda-feira sua própria plataforma: a Truth Social. O aplicativo da rede já está disponível para iOS na App Store dos EUA e, por enquanto, não há previsão de chegada ao Brasil.

Donald Trump (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)
Donald Trump lançou Truth Social nesta segunda-feira (21) (Imagem: Gage Skidmore/Flickr)

O aplicativo já estava funcionando previamente, mas em fase beta. A partir desta manhã, ele já pode ser baixado por qualquer pessoa dos EUA com acesso à App Store. Em sua estreia, a rede social de Trump está no topo do ranking de apps mais baixados, segundo a CNET. O app por enquanto não tem previsão de chegar para o Android.

A Truth Social marca o retorno de Trump às redes sociais e, de quebra, funciona como uma forma de se esquivar das big techs, vistas por conservadores como censores do discurso de direita.

Desde 6 de janeiro de 2021, quando houve a invasão de seus apoiadores ao Capitólio dos EUA, Trump está banido das principais redes sociais. No Twitter, essa suspensão é permanente. No caso do Facebook, a plataforma confirmou que pode revogar o bloqueio em 2023.

Truth Social tem bugs na criação de perfis

Por enquanto, usuários vêm enfrentando problemas ao tentar criar um perfil na rede criada pelo ex-presidente. Mensagens de erro apareceram para quem tenta colocar informações como data de nascimento, número de telefone ou e-mail.

Outros usuários acabaram recebendo uma mensagem de que haviam sido incluídos em uma “lista de espera” para entrar na Truth Social. Antes do lançamento, era possível fazer o download antecipado pela App Store, mas apenas para quem fizesse uma reserva.

Rede social já esteve em polêmica por plágio

A interface da Truth Social é muito semelhante à do Twitter: o botão de “like” tem o símbolo de um coração, e é possível republicar uma mensagem em seu próprio perfil usando um botão de setas igual ao do “retweet”. A plataforma de Trump passou por uma polêmica no ano passado, ao ser acusada de plágio pela rede social Mastodon. A Truth, ironicamente, copiou a interface do serviço; o fundador acusou a rede do ex-presidente de violar a licença de uso do software.

Trump já fez seu primeiro post em seu perfil oficial da Truth Social. “Prepare-se! Seu presidente preferido o verá em breve!”, ele escreveu. Seu filho trouxe a postagem ao Twitter, e publicou: “Chegou a hora da Truth!!!” — ou “Chegou a hora da Verdade!!!”, traduzindo livremente o nome da rede social.

A plataforma foi desenvolvida pela Trump Media Technology Group (TMTG), empresa criada pelo ex-presidente para colocar em prática seu projeto de uma plataforma semelhante à Gettr, Parler, e Gab. Além da Truth Social, a TMTG oferece serviços de streaming e de pagamento em nuvem como parte de seu portfólio.