Windows 11 prepara dois avisos para quem instalou sistema em PC incompatível

Ainda em testes, novas notificações do Windows 11 informam que computador não atende aos requisitos mínimos do sistema operacional

Bruno Gall De Blasi
Por
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Notebook com Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Microsoft está testando notificações para instalações do Windows 11 em computadores incompatíveis. Ao todo, dois avisos estão sendo preparados para serem exibidos na área de trabalho e nas configurações caso o PC não atenda aos requisitos mínimos do sistema operacional. Os alertas ainda não estão disponíveis para todos os usuários e não têm previsão de lançamento em versões estáveis.

Os avisos deram as caras em compilações experimentais do software. Segundo o The Verge nesta terça-feira (22), o sistema passou a exibir uma marca d’água com o aviso “requisitos do sistema não atendidos” no canto inferior da área de trabalho. A notificação ainda informa a versão e o número de compilação do software.

O outro aviso aparece nas configurações do Windows. Ao acessar a aba “Sistema”, a mesma mensagem surge abaixo do nome do computador. Ao lado, há o link “Saiba mais”, que deve redirecionar o usuário a uma página de suporte que informa os requisitos mínimos para instalar a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Windows 11 exibe notificação caso computador não atenda aos requisitos mínimos do sistema (Imagem: Reprodução/The Verge)
Windows 11 exibe notificação caso computador não atenda aos requisitos mínimos do sistema (Imagem: Reprodução/The Verge)

Windows 11 requer TPM 2.0 e mais para ser instalado

O aviso reacende uma das maiores polêmicas do Windows 11: os requisitos mínimos. No anúncio da atualização em junho de 2021, a Microsoft informou a incompatibilidade com processadores da Intel e da AMD lançados antes de 2017. Além disso, o sistema passou a exigir o Trusted Platform Module 2.0 (TPM), um módulo de segurança que não está presente nem mesmo em todos os computadores mais novos.

Não por acaso, a lista deu o que falar nos últimos meses. No começo de agosto de 2021, por exemplo, um pedido no centro de feedbacks do sistema operacional para remover o requisito do TPM para determinar a elegibilidade do Windows 11 reuniu quase 7 mil votos. Depois, a Microsoft liberou a nova versão do sistema operacional em PCs com processadores “antigos” e sem o chip de segurança. 

Felizmente, a Microsoft amenizou a lista de exigências desde o anúncio do Windows 11. Ainda assim, como observado pelo The Verge, a companhia não deve aplicar nenhuma restrição a computadores sem suporte ao sistema apesar da nova notificação. Todavia, é preciso aguardar novas versões para saber se o aviso será levado, de fato, a todos os usuários.

Confira os requisitos mínimos do Windows 11, segundo uma página de suporte a Microsoft acessada nesta terça-feira (22):

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados