Usuários do Windows 3.1 recebem versão do Wordle que você também pode jogar

Clone de Wordle roda no Windows 3.1 original, com interface clássica e nostálgica dos anos 1990; game de adivinhação de palavras também funciona em Windows 10 e 11

Murilo Tunholi
Por
Windle roda no Windows 3.1 com interface clássica dos anos 1990 (Imagem: Divulgação/Dialup.net)

O popular jogo de adivinhação de palavras Wordle ganhou um clone que funciona em PCs antigos com Windows 3.1 — sistema lançado em 1992 pela Microsoft. Criado pela Dialup.net, o jogo também pode ser instalado em versões mais recentes do Windows, mantendo a interface nostálgica. Daqui a pouco, Wordle vai se tornar o novo Doom, devido à fama de rodar em qualquer eletrônico.

O Windle foi criado para rodar não só no Windows 3.1, como também em PCs com hardware dos anos 1990. Usando a primeira versão do Borland Delphi — um Ambiente de Desenvolvimento Integrado da época —, o grupo Dialup.net programou o game em um computador Gateway 2000 4DX2-66V equipado com processador Intel 80486 DX2 de somente 66 MHz de clock.

Devido às limitações do processador, o computador usado para criar o Windle engasgava diversas vezes enquanto carregava o dicionário com as opções de palavras. Não foi um projeto fácil de colocar em prática, mas o grupo Dialup.net conseguiu entregar um aplicativo funcional de Windows 3.1 em pleno 2022.

Os desenvolvedores tomaram cuidado até em reproduzir o visual da interface do sistema, deixando tudo ainda mais nostálgico. A janela do Windle, por exemplo, combina com o design usado nos clássicos jogos do Microsoft Entertainment Pack, como Minesweeper, Challenge, JezzBall, entre outros.

A jogabilidade de Windle é idêntica à gameplay de Wordle, então não há muito mistério. Você deve acertar a palavra secreta de cada rodada, chutando letras diferentes pela grade de quadradinhos. Se alguma letra digitada estiver presente no termo final, mas na posição errada, o quadrado ficará amarelo. Caso a letra seja colocada no lugar certo, o espaço ficará verde.

Windle também roda no Windows 10 e 11

Como nem todo mundo tem um PC velho em casa com Windows 3.1 ou vontade de instalar uma máquina virtual, o time da Dialup.net também oferece o download grátis de uma versão gratuita em 32-bit do Windle. Essa edição ainda pode ser executada nas versões 64-bit do Windows 10 e 11.

Para quem quiser reviver a época dos antigos desktops beges e pesados, o Windle é um aplicativo divertido e simples de usar. Todas as informações de instalação, assim como os links para baixar o jogo estão no site da Dialup.net.

Com informações: ArsTechnica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados