Windows 11 ganha novidade na barra de tarefas, widgets dinâmicos e mais

Atualização do Windows 11 otimiza barra de tarefas para tablets; nova versão leva mais emojis ao sistema operacional da Microsoft

Bruno Gall De Blasi
Por
Notebook Positivo Duo C464D (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Microsoft começou a distribuir mais uma atualização do Windows 11 nesta quinta-feira (24). A nova versão de testes do sistema operacional chega aos usuários com uma barra de tarefas otimizada para tablets e widgets organizados dinamicamente. O update ainda traz melhorias ao Snap Assist para multitarefa e novos emojis.

As mudanças deram as caras na compilação de número 22563, que também está disponível para computadores com arquitetura ARM64. A lista é liderada pela barra de tarefas, que se tornou otimizada para tablets. Segundo a Microsoft, a novidade permite que o recurso seja mais confortável ao usar telas sensíveis ao toque.

A alteração é aplicada no tamanho da barra de tarefas. Com a atualização, a área ganha dois modos: 

  • Minimizado: a barra de tarefas ocupa menos espaço na tela e evita que você esbarre acidentalmente quando estiver segurando o tablet;
  • Expandido: a barra de tarefas é expandida para ser mais fácil de usar com toque.

A transição entre os modos é simples. Para isto, basta arrastar os dedos de cima para baixo ou o contrário na parte inferior da tela para alternar o tamanho da barra de tarefas. Além disso, o sistema fará a troca automática para a nova versão quando você desconectar ou dobrar o teclado em seu dispositivo 2 em 1.

“Esse recurso funciona apenas em dispositivos que podem ser usados como tablets”, afirmaram. “Não funciona em laptops ou PCs de mesa.”

Barra de tarefas do Windows 11 ganha dois modos para utilização em tablets (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Barra de tarefas do Windows 11 ganha dois modos para utilização em tablets (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Outros recursos também receberam incrementos com a atualização. A Microsoft reuniu os widgets e as experiências de feed de notícias como um feed combinado dinâmico. “Isso deve facilitar a descoberta e o envolvimento com novos widgets e conteúdo de notícias por meio de seu feed”, afirmaram.

A companhia ainda ressalta que, caso você tenha personalizado a organização dos widgets, as personalizações existentes não serão perdidas.

A Microsoft também afirma que está começando a lançar os dois recursos da barra de tarefas e widgets. Por isso, as novidades ainda não estão disponíveis para todos os usuários do programa Windows Insiders. “Planejamos monitorar o feedback e ver como ele chega antes de divulgá-lo para todos”, explicaram.

Microsoft testa widgets dinâmicos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft testa widgets dinâmicos no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 11 testa melhorias na multitarefa

A relação de novidades inclui outras melhorias. É o caso do Microsoft Edge, cujas abas do navegador também são apresentadas como janelas sugeridas no Snap Assist para otimizar a multitarefa. “Quando uma janela é encaixada, agora você verá 3 de suas guias Edge mais recentes mostradas (por padrão) como sugestões”, afirmaram.

Snap Assist fica mais próximo do Microsoft Edge (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Snap Assist fica mais próximo do Microsoft Edge (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A nova compilação ainda leva o Emoji 14.0 ao Windows 11. Com a atualização do pacote, o sistema ganha 37 carinhas novas, incluindo “coral”, “escorrega”, “feijão”, “globo espelhado” “rosto derretido” e “troll”. A versão ainda inclui novas combinações de tons de pele para emojis já existentes.

A atualização está disponível somente para o canal Dev do programa Windows Insiders. Ainda não há previsão de lançamento das novidades na versão estável do Windows 11.

Windows 11 ganha novos emojis (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Windows 11 ganha novos emojis (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Com informações: Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados