Notebook ThinkPad X13s com 28h de bateria é a aposta da Lenovo em chips Arm

Notebook Lenovo ThinkPad X13s tem processador Snapdragon 8cx Gen 3, 5G e bateria com duração de até 28 horas

Emerson Alecrim
Por
ThinkPad X13s (imagem: divulgação/Lenovo)

Cercados de desconfiança, notebooks que combinam Windows e chips com tecnologia Arm são raros. Mas a indústria não desistiu da ideia. É o que a Lenovo demonstrou ao anunciar o ThinkPad X13s no MWC 2022: o laptop traz processador Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 e bateria com até 28 horas de autonomia.

Como a própria Lenovo faz questão de destacar, este é o primeiro ThinkPad com chip Snapdragon. Se de um lado a afirmação tem um viés marqueteiro, do outro, mostra que a companhia confia na parceria com a Qualcomm, afinal, o processador faz a sua estreia em uma das linhas mais icônicas do mercado de notebooks.

A família ThinkPad é, por tradição, focada em robustez. Com o ThinkPad X13s não é diferente, mas o modelo tem a proposta de incrementar a sua característica clássica com alguns avanços consideráveis, entre eles, a maior autonomia de bateria.

É neste ponto que o octa-core Snapdragon 8cx Gen 3 entra em ação. Anunciado pela Qualcomm no fim de 2021, o chip tem justamente a promessa de mais autonomia de bateria como um de seus principais atributos.

Nas palavras da Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 3 permite que o notebook tenha mais de 25 horas de autonomia com uma carga completa, detalhe que condiz com a duração de até 28 horas prometida pela Lenovo (estimativa baseada em testes com reprodução de vídeo).

Tem mais: o chip não exige ventoinha. Graças a isso, o ThinkPad X13s é silencioso e bastante fino (13, 4 mm).

E o desempenho?

Nada disso importa se o desempenho for decepcionante, certo? Essa é uma preocupação que ganha força aqui se levarmos em conta que limitações de performance na plataforma Windows são os fatores que mais fazem chips com arquitetura Arm serem vistos com desconfiança.

Bom, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8cx gen 3 é até 85% mais rápido que o seu antecessor (o Snapdragon 8cx gen 2) em tarefas multithread; no quesito gráficos, a GPU Adreno que complementa o chip é até 60% mais rápida em relação à geração anterior.

ThinkPad X13s vem com chip Snapdragon (imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad X13s vem com chip Snapdragon (imagem: divulgação/Lenovo)

Como sempre, testes independentes é que vão dizer se o ThinkPad X13s se garante no desempenho, mas o clima é de “agora vai”, até porque Lenovo, Qualcomm e Microsoft trabalharam em conjunto com fornecedores de softwares para garantir que ferramentas de empresas como Zoom e Sophos (e tantas outras) funcionem a contento na arquitetura Arm.

Ainda no quesito desempenho, vale destacar que o Lenovo ThinkPad X13s pode ser equipado com até 32 GB de RAM e SSD de até 1 TB.

Outras características do ThinkPad X13s

Como o número no nome indica, o ThinkPad X13s tem uma tela de 13,3 polegadas. O componente conta ainda com formato 16:10 e resolução WUXGA (provavelmente, 1920×1200 pixels).

Outras características do laptop dignas de nota incluem Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 5G (mmWave e Sub-6) e webcam de 5 megapixels com otimização opcional por inteligência artificial.

É claro que a característica mais marcante da linha ThinkPad foi mantida: o TrackPoint vermelho está por aqui.

ThinkPad X13s: quando e quanto?

As vendas do ThinkPad X13s começarão em maio, na Europa. Por lá, o notebook terá preço inicial de 1.399 euros (cerca de R$ 8.000 na conversão direta).

Quanto ao Brasil, não há informação sobre lançamento oficial, mas ao menos a Lenovo não descartou a possibilidade de comercializar o modelo por aqui em algum momento.

ThinkPad X13s (imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad X13s (imagem: divulgação/Lenovo)

Lenovo ThinkPad X13s — ficha técnica

  • Tela: 13,3 polegadas, formato 16:10, resolução WUXGA, brilho de até 400 nits
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8cx gen 3 com GPU Adreno
  • RAM: até 32 GB de LPDDR4x
  • Armazenamento: SSD PCIe de até 1 TB
  • Bateria: 49,5 Wh
  • Conectividade: Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 5G (modem Snapdragon X55), duas portas USB-C 3.2 Gen 2, conexão para fones e microfone
  • Webcam: 5 megapixels com sensor IR opcional, Computer Vision opcional
  • Sistema operacional: até o Windows 11 Pro
  • Outros: TrackPoint, teclado retroiluminado, leitor de impressões digitais, trava Kensington, cor Thunder Black
  • Dimensões: 298,7 x 206,4 x 13,4 mm
  • Peso: 1,06 kg

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados