Jogo Olavooo usa sua CPU para minerar criptomoedas sem você saber

Jogo web de palavras sobrecarrega CPU de usuários, gerando superaquecimento e travamentos; código do site confirma roubo de poder de processamento para minerar criptomoedas

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 8 meses
Mineração de bitcoin (Imagem: Dmitry Demidko/Unsplash)
Mineração de bitcoin (Imagem: Dmitry Demidko/Unsplash)

Nas últimas semanas, um jogo web de adivinhação de palavras, e que brinca com a morte do polemista e autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho, se popularizou nas redes sociais. O game Olavooo vem sendo muito compartilhado no Twitter, mas o site contém um código que usa seu computador para minerar criptomoedas sem você saber.

Olavooo é um jogo de adivinhação de palavras relacionadas de alguma forma a OIavo de Carvalho. Trata-se de uma cópia de outros sucessos, como Wordle e Termooo, tanto que seu nome também carrega três letras no final. À primeira vista, parece um web game simples e leve, mas ao mantê-lo aberto por apenas um minuto você perceberá que seu computador está ficando lento, esquentando, e possivelmente travando.

Olavooo sobrecarrega CPU de usuários

Isso ocorre porque o jogo javascript consome quase todo o poder de processamento de sua CPU. Além da lentidão e travamentos, você provavelmente vai ouvir o ruído das suas ventoinhas acelerando e perceberá que seu computador está aquecendo. Esses são todos indícios de que há um programa roubando o poder de processamento de sua máquina. Nesse caso, o objetivo é minerar criptomoedas.

Segundo testes que eu mesmo fiz, após alguns segundos com o website aberto meu processador começou a ser sobrecarregado. O uso da minha CPU atingiu rapidamente os 94% e meu notebook começou a aquecer. Em cinco minutos com a página aberta, as ventoinhas já estavam no máximo e mesmo assim a temperatura do meu pobre Intel chegou aos 95°C, algo que não ocorre mesmo quando jogo games recentes e pesados.

Uso da CPU aumenta drasticamente ao jogar Olavooo (Imagem: Reprodução)
Uso da CPU aumenta drasticamente ao jogar Olavooo (Imagem: Reprodução)

A questão foi inicialmente levantada pelo usuário @Eduhst no Twitter e posteriormente confirmada pelo Tecnoblog. Ao fazer uma simples inspeção no código da página com as ferramentas de desenvolvedor do Google Chrome, confirmamos que o site está realmente minerando criptomoedas e usando sorrateiramente o computador dos usuários.

Código do site revela que sua CPU está sendo usada para minerar criptomoedas (Imagem: Reprodução)
Código do site revela que CPU está sendo usada para minerar criptomoedas (Imagem: Reprodução)

Aparentemente, é a criptomoeda monero (XRM) que está sendo extraída pela página. O código acima indica que sua CPU está participando de uma “pool” de mineração, uma espécie de extração coletiva de ativos digitais.

O domínio foi registrado no dia 28 de janeiro de 2022, quatro dias após a morte de OIavo de Carvalho, usando o Google Domains com proteção de identidade. A notícia e o atual momento político foram ferramentas usadas para popularizar o jogo malicioso nas redes sociais. Ao terminar uma partida, é possível compartilhar o link para o game e seu desempenho pessoal no Twitter, acompanhados por uma série de hashtags pró-vacina e contra o governo de Jair Bolsonaro.

Se você acessou o site, fique tranquilo, jogar uma única vez não fará mal a seu computador. No entanto, o uso prolongado da CPU para essa finalidade normalmente reduz a vida útil da máquina. Portanto, por mais que pareça óbvio, não jogue Olavooo ou compartilhe o link da página nas redes sociais.

Receba mais sobre CPU na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados