Início / Notícias / Jogos /

Steam Deck tem problema de drift, mas não é como no Nintendo Switch

Surpresa! Também tem Drift no controle do Steam Deck, mas é um problema bem mais simples de se resolver...

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Steam Deck já está no mercado e nas mãos dos usuários que compraram, mas ele também já apresentou um pequeno problema: o drift nos controles. Porém, diferente do mesmo problema que ocorre no Joy-Con do Nintendo Switch, aqui é algo que se resolve com atualização de software, de acordo com a própria Valve – além de ter uma causa distinta também.

Drift atinge o Steam Deck mas não é o mesmo problema do Switch (Imagem: Reprodução)

A Valve comentou a sites como o The Verge que o drift no Steam Deck é causado por um problema de calibração na deadzone, ou seja, a “posição zero” que o analógico do controle fica. A empresa também indica que já lançou uma correção para resolver o problema e que isso não deve assombrar os donos do aparelho.

A empresa também garantiu que apenas uma pequena parcela de seus usuários publicou vídeos ou registrou reclamações sobre o Drift, portanto não é algo que atinge todas as unidades do Steam Deck e nem nada que possa gerar uma preocupação maior do que parece. Ao que tudo indica, é um problema de menor escopo.

Drift é antigo

Vale lembrar que o Drift é um problema que já atingiu vários videogames ao longo dos anos, até mesmo consoles PlayStation e o clássico Nintendo 64. Este é um erro que faz com que o controle se mova na tela, ainda que o usuário não esteja tocando no analógico. O controle literalmente “derrapa”, daí vem a palavra “drift” em inglês.

No caso do Switch, é um defeito de fabricação. A Nintendo, no mundo todo, inclusive Brasil, já teve ciência do problema e instrui troca ou reparo gratuito em suas assistências técnicas autorizadas. Caso você tenha este problema, saiba como resolver neste link.

Com informações: The Verge.