App do Itaú está voltando ao ar; clientes dizem que saldo continua errado

App do Itaú ficou fora do ar durante toda a tarde desta quinta-feira (3); clientes dizem que há movimentações estranhas na conta corrente

Ana Marques
Por

O aplicativo do Itaú está voltando a funcionar gradualmente após ter ficado fora do ar durante toda a tarde desta quinta-feira (3). O banco publicou um comunicado em seu perfil do Twitter informando sobre o restabelecimento dos serviços, e alguns clientes já conseguem acessar o app normalmente no início desta noite.

Agência do Itaú
Agência do Itaú (Imagem: Junius/Wikimedia Commons)

O Itaú pediu desculpas pelo transtorno e aproveitou para orientar usuários sobre os pagamentos que tinham data de vencimento para hoje: TEDs poderiam ser realizados até 18h15; já o Pix, ferramenta de transferências do Banco Central, funciona 24 horas por dia e, portanto, poderia ser uma opção para as contas a vencer até a meia-noite.

Fizemos o teste: até a publicação desta matéria, o aplicativo do Itaú ainda não funcionava em celulares utilizados por membros do Tecnoblog. Entretanto, alguns usuários disseram à reportagem que conseguiram realizar o acesso e enviaram imagens da tela inicial, com a plataforma rodando corretamente.

Ao entrar no app pela primeira vez após a indisponibilidade, é exibida a mesma mensagem sobre os horários do TED e Pix para pagamentos que vencem nesta quinta.

O Itaú também orientou que clientes que ainda não conseguem acessar a conta pelo aplicativo tentassem atualizar o software do banco no celular.

Clientes dizem que sumiu dinheiro da conta corrente

Nas redes sociais, é possível acompanhar o relato de pessoas contando que o saldo da conta corrente ainda é exibido com erro, mesmo após a restauração dos serviços. Um usuário do Twitter afirma que sua conta não estava negativa antes do bug, mas que quando o aplicativo voltou a funcionar, o saldo estava zerado.

Durante o dia, o Itaú havia dito que alguns clientes estavam tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo da conta, mas que a empresa iria corrigir o erro “o mais rápido possível”.

Itaú foi alvo de hackers? Banco nega rumores

Devido à demora para o retorno dos serviços do Itaú via aplicativo, muitas pessoas começaram a questionar o real motivo para a queda da plataforma. Algumas chegaram a cogitar que o banco poderia ter sido vítima de uma invasão hacker — um “justiceiro” que teria redistribuído o dinheiro de contas entre outros clientes.

Mas o Itaú negou que a suspensão do app esteja relacionada com fatores externos. Veja o comunicado, na íntegra, abaixo:

“Estamos focados em resolver o problema, e ressaltamos que ele não tem nenhuma relação com eventos externos. Sabemos dos transtornos, estamos trabalhando para resolver o quanto antes.”

Relacionados

Relacionados