Início / Notícias / Finanças /

Santander fora do ar: app sofre instabilidade e Pix não funciona

Clientes do Santander relatam problemas para usar o aplicativo do banco nesta sexta-feira (4); Nubank e BB também passaram por instabilidade hoje

Ana Marques

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Depois dos problemas com Itaú, Nubank e Banco do Brasil, o Santander também enfrenta instabilidade nesta sexta-feira (4). Clientes do banco reportam erro ao tentar logar no aplicativo, e algumas pessoas dizem que não conseguem realizar transferências via Pix.

Santander (Imagem: Remo/Flickr)
Santander (Imagem: Remo/Flickr)

Clientes reportam problemas com app do Santander

Como é possível observar no DownDetector, plataforma que reúne reclamações de usuários e monitora os principais serviços online, há um pico de queixas próximo às 18h desta sexta. Nos comentários, pessoas reportam dificuldades para usar a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central pelo aplicativo do Santander durante a tarde de hoje.

“Não consigo transferir meu dinheiro para pagar as contas, pois o Pix não funciona”, reclama uma cliente. “Novamente indisponível”, pontua outro usuário.

Gráfico mostra reclamações sobre Santander nesta sexta (4) (Imagem: Reprodução/DownDetector)

No Twitter, vemos mais relatos sobre a instabilidade no aplicativo do banco:

Sobrecarga em semana de pagamento?

A instabilidade em meios digitais vem atingido diversos bancos nos últimos dias — hoje mesmo, uma situação semelhante foi enfrentada por clientes do Nubank e do Banco do Brasil, e ontem o Itaú passou a tarde inteira fora do ar após problemas com demonstração de saldo e extrato.

Cabe lembrar que estamos na primeira semana do mês, período em que muitas empresas realizam pagamentos para funcionários. Além disso, muitos boletos costumam ter data de vencimento até o dia 5, o que pode gerar um grande fluxo de pessoas em aplicativos financeiros.

Com a popularização do Pix, a tendência é que mais clientes comecem a usar os aplicativos dos bancos. Resta saber se as empresas estão preparadas para o ritmo intenso de movimentações em momentos como estes.

O Tecnoblog entrou em contato com o Santander para obter um posicionamento sobre o motivo da queda nesta sexta, e aguarda uma resposta. Este texto poderá ser atualizado.