Android 12: Google libera código de gerador de temas do Material You

Com o código aberto do seletor de cores, fabricantes não precisarão criar sua própria versão do Material You do Android 12

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You

Uma das maiores novidades do Android 12 é o Material You. Com ele, o sistema todo fica colorido, e os tons usados variam conforme o papel de parede escolhido pelo usuário. Essas possibilidades de configuração podem chegar a mais dispositivos em breve. O Google adicionou o código do seletor de cores ao projeto de código aberto do sistema operacional.

A novidade está ligada ao lançamento do Android 12L, versão do sistema adaptada para aparelhos com telas grandes, como tablets e dobráveis. O Google aproveitou e colocou o código do “monet”, seu gerador de paletas usado no Material You, no AOSP.

AOSP é a sigla para Android Open Source Project, ou “projeto de código aberto do Android”. É a plataforma usada pelo Google para disponibilizar o código do sistema operacional para fabricantes e desenvolvedores independentes.

Na prática, isso significa que as empresas agora podem usar o monet em seus produtos. Antes, elas precisavam recriar o código ou desenvolver sua própria versão do gerador de paletas de cores. Foi o que a Samsung fez, por exemplo. O mesmo vale para ROMs customizadas, que usam o AOSP como base para seus sistemas.

Ou seja, Material You para todo mundo.

A liberação deve agradar tanto as fabricantes quanto a comunidade de código aberto, mas não é só isso.

Material You pode se tornar obrigatório

Colocar o monet no AOSP também reforça, de certa forma, uma notícia das últimas semanas. O Google estaria pensando em tornar o recurso obrigatório para certificar aparelhos para o Google Mobile Services. Esse certificado é necessário para que os apps da gigante das buscas sejam liberados para os dispositivos.

O Material You parece mesmo uma parte importante dos planos do Google para o Android.

Recentemente, em um post publicado no blog do sistema operacional, a equipe de design deu um gostinho dos bastidores da ferramenta.

Cores da interface podem se adaptar ao Material You do Android 12
Cores da interface podem se adaptar ao Material You do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

Eles contaram como foi o processo de criar um algoritmo que usasse a paleta do papel de parede nos aplicativos sem que isso atrapalhasse as cores que tinham significado, como o vermelho para um botão de parar, por exemplo.

A chave estava no matiz: era possível tornar os conjuntos mais harmônicos sem precisar descaracterizar as interfaces.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados