Spotify, Discord e outros ficam fora do ar em meio a evento da Apple

Spotify, Wikipédia e Discord estão com instabilidade e param de funcionar; streaming de música deslogou usuários e não permite reconectar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 8 meses
Aplicativo do Spotify (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Spotify no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple está apresentando o novo iPhone SE, iPad Air e mais produtos de hardware; ao mesmo tempo, serviços como Spotify, Discord e Wikipédia estão enfrentando instabilidades e ficaram fora do ar. A pane começou nesta terça-feira (8) por volta das 15h, horário de Brasília, e poderia envolver o Cloudflare.

Spotify caiu e não funciona

No DownDetector, usuários do Brasil se queixam que o Spotify parou de funcionar hoje. “O app deslogou da minha conta inesperadamente enquanto tocava uma música e não loga novamente”, explica um dos comentários. “Meu app deslogou automaticamente e não consigo logar na minha conta novamente”, afirma outro.

No desktop, aparece a seguinte mensagem: “O nome de usuário ou a senha estão incorretos. (Código de erro: %0%)”. Eu também encontrei o seguinte aviso: “Talvez um firewall esteja bloqueando o Spotify”, mas o problema não está no meu computador. Vale notar que a falha afeta usuários no mundo inteiro.

Por enquanto, não há como se reconectar ao Spotify: é necessário esperar que o serviço resolva o bug e volte ao ar. Claro, você também pode dar uma olhada em concorrentes como o Apple Music – que venho usando desde janeiro – ou a Deezer.

Bug no login do Spotify
Bug no login do Spotify (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Discord e outros ficam fora do ar

Já existem mais de 50 mil queixas sobre o Discord no DownDetector. Por aqui, o programa de computador está tentando instalar uma atualização, porém sem sucesso. O app de celular, por sua vez, não carrega as mensagens.

O site de status do Discord afirma que ocorreu um aumento na taxa de falhas da API e na taxa de erros de push. A página explicou às 15h29:

“… ocorreu um novo problema, causando uma grande interrupção da API. A equipe on-call de engenharia está trabalhando para corrigir esta situação.”

Às 15h59, tivemos nova atualização:

“A equipe on-call de engenharia continua a investigar o principal motivo deste problema. Acionamos nossos parceiros e estamos preparando contingências para restabelecer o serviço.”

Discord não carrega mensagens
Discord não carrega mensagens (Imagem: Reprodução / Twitter)

A Wikipédia, por sua vez, exibe a mensagem de erro “503 Service Unavailable” quando tentamos acessá-la, e o DownDetector mostra que isso afeta usuários em todo o mundo.

Aqui, trata-se mais claramente de uma instabilidade: o volume de queixas aumentou e caiu ao longo das últimas horas, sugerindo que o acesso pode funcionar – mas só às vezes.

Wikipédia fica fora do ar
Wikipédia fica fora do ar (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Problemas no Cloudflare?

Usuários do Discord dizem que, ao tentar fazer login, eles se deparam com o aviso: “pode haver um problema de serviço no Cloudflare, por favor tente novamente”.

De acordo com a página de status do Cloudflare, todos os sistemas estão funcionando normalmente agora. No entanto, dos 226 pontos de internet que a empresa gerencia ao redor do mundo, 33 (ou 15%) sofreram mudanças na rota – incluindo as cidades brasileiras Rio de Janeiro, Sorocaba (SP) e Caçador (SC).

Spotify, Discord e Wikipédia no DownDetector
DownDetector mostra que Spotify, Discord e Wikipédia se encontram instáveis (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Login do Facebook dá erro no exterior

Nos EUA, o Facebook Login parou de funcionar para diversos usuários, afetando serviços como GoodReads, StockX, Kayak e Spotify (mesmo que este último já esteja com problemas próprios). Segundo um dos relatos do DownDetector, aparece essa mensagem de erro:

“O Facebook está fora do ar para manutenção necessária no momento, mas você poderá voltar em alguns minutos… Agradecemos por sua paciência enquanto melhoramos o site.”

No Brasil, o login do Facebook parece não ter sofrido problemas.

Atualizado às 16h20

Receba mais sobre Discord na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados