Celular sustentável de 2015 recebe nova versão do Android pela 5ª vez

Fairphone 2, lançado há sete anos com Android 5.1, é atualizado para o Android 10, cumprindo todas as certificações oficiais exigidas pelo Google

Murilo Tunholi
Por
Fairphone 2 (Imagem: Divulgação/Fairphone)

O Fairphone 2 é, oficialmente, o celular Android mais antigo do mercado a receber uma atualização do sistema certificada pelo Google. Lançado em 2015 com Android 5.1 — Lollipop — e chip Snapdragon 801, o smartphone sustentável da Fairphone recebeu o tão aguardado update para o Android 10, nesta terça-feira (9).

A atualização do Fairphone 2 para o Android 10 estava em fase de testes beta desde novembro de 2021. Na época, a empresa trabalhava com profissionais especializados em desenvolvimento de softwares em código aberto para adaptar o sistema operacional do Google no celular antigo.

É importante explicar que o processador da Qualcomm presente no Fairphone 2, o Snapdragon 801, não foi projetado para rodar o Android 10. Por isso, a Fairphone teve que construir o sistema e fazer os testes por conta própria, sem ajuda de empresas com mais recursos.

Por mais que já existam celulares com Android 12, é impressionante ver um smartphone de sete anos sendo atualizado até hoje, mesmo com uma versão mais antiga do sistema. Contudo, esse será o último update do Fairphone 2. Segundo a fabricante, o aparelho “chegou ao fim da linha”.

Segundo a Fairphone, atualizar o celular para o Android 11 ou 12 seria impossível devido a problemas de compatibilidade com o kernel do Linux usado no Fairphone 2. Em outras palavras, seria impossível cumprir todas as exigências da certificação do Google.

Apesar de não ter algumas novidades do Android 11 ou 12, o Fairphone 2 ainda vai contar com todas as melhorias de segurança presentes no Android 10, incluindo o suporte oficial do Google.

Fairphone segue Apple no quesito suporte duradouro

No mercado de celulares, a Apple é a única empresa que oferece suporte ao seu sistema operacional — o iOS — durante tantos anos. O iOS 15 lançado em julho de 2021, por exemplo, funciona sem problemas em todos os iPhones até os modelos 6S e 6S Plus, anunciados em setembro de 2015.

Entre os aparelhos Android, a Samsung até garante quatro anos de atualizações de segurança nos Galaxy topo de linha, mas nada chega perto dos sete anos de história do Fairphone 2.

Com essa atitude da Fairphone, outras fabricantes de celulares Android poderiam investir mais em oferecer suporte duradouro em vez de lançar dezenas de aparelhos por ano.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados