Positivo vai consertar PCs da Lenovo, Dell, HP e outras marcas em todo o Brasil

Positivo Tech Services é uma divisão criada para oferecer suporte e reparo de notebooks, desktops e tablets, inclusive de marcas rivais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 meses
Copilot já é testado no Bloco de Notas do Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Notebook Positivo (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Mais do que fabricar notebooks, desktops e tablets, a Positivo quer fazer manutenção e reparos nesses equipamentos. Mas não somente nos modelos que levam a marca da empresa. A Positivo Tech Services é uma divisão criada recentemente para também trabalhar com máquinas de outros fabricantes e, como detalhe não menos importante, atuar em todo o Brasil.

Presumivelmente, podemos incluir aí PCs de marcas como Lenovo, Dell e HP, que são justamente as companhias que, assim como a própria Positivo, mais produzem computadores para o segmento corporativo no país.

Esse ponto deixa claro que a nova unidade surge para atender a organizações públicas e privadas. Não é por um simples capricho: ao Neofeed, a companhia conta que a demanda brasileira por serviços de manutenção e suporte movimenta R$ 4 bilhões por ano.

A Positivo Tech Services tampouco é uma mera aposta. O negócio surge apoiado em dois alicerces: 1) a divisão atua em um segmento que a Positivo já conhece bem; 2) Marcos David Santos, diretor de operações da companhia, trabalhou na finada Itautec, que se destacava por ter uma rede de atendimento distribuída por todo o Brasil.

Como já ficou claro, além de trabalhar com diversas marcas, a nova divisão visa oferecer serviços em todo o território nacional, razão pela qual a experiência de Santos pode fazer a diferença.

A estrutura da nova unidade

Além de reparos e manutenção, a nova divisão irá oferecer serviços como suporte remoto 24 horas e sete dias por semana, treinamentos, gestão de parque de equipamentos e backup de arquivos. Para tanto, a Positivo Tech Services conta com cerca de 500 funcionários, além de 1.500 profissionais atuando em campo, entre próprios e terceiros.

A estrutura da divisão inclui quatro centros de reparos de grande porte distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de 25 centros logísticos da Positivo espalhados pelo Brasil.

Ao Neofeed, a companhia fez questão de destacar ainda uma nova unidade em Barueri (SP) que tem 2,5 mil metros quadrados e abriga um laboratório com 80 bancadas, um centro de comando e uma área de armazenagem.

Se dará certo? Clientes a Positivo Tech Services já tem: contratos foram fechados com companhias como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, Petrobras, Cielo e Usiminas.

Atualização: em nota enviada ao Tecnoblog em 14 de março, a Lenovo informa o seguinte:

A Lenovo esclarece que, na condição de fabricante, é a única a oferecer manutenção de seus produtos aos seus clientes e que nenhuma outra empresa está autorizada a oferecer esse tipo de serviço, sob pena de violação da garantia de fábrica. Os clientes podem contatar os canais de atendimento da Lenovo disponíveis em lenovo.com/br/pt/contato.

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados