Positivo vai consertar PCs da Lenovo, Dell, HP e outras marcas em todo o Brasil

Positivo Tech Services é uma divisão criada para oferecer suporte e reparo de notebooks, desktops e tablets, inclusive de marcas rivais

Emerson Alecrim
Por

Mais do que fabricar notebooks, desktops e tablets, a Positivo quer fazer manutenção e reparos nesses equipamentos. Mas não somente nos modelos que levam a marca da empresa. A Positivo Tech Services é uma divisão criada recentemente para também trabalhar com máquinas de outros fabricantes e, como detalhe não menos importante, atuar em todo o Brasil.

Notebook Positivo (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Notebook Positivo (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Presumivelmente, podemos incluir aí PCs de marcas como Lenovo, Dell e HP, que são justamente as companhias que, assim como a própria Positivo, mais produzem computadores para o segmento corporativo no país.

Esse ponto deixa claro que a nova unidade surge para atender a organizações públicas e privadas. Não é por um simples capricho: ao Neofeed, a companhia conta que a demanda brasileira por serviços de manutenção e suporte movimenta R$ 4 bilhões por ano.

A Positivo Tech Services tampouco é uma mera aposta. O negócio surge apoiado em dois alicerces: 1) a divisão atua em um segmento que a Positivo já conhece bem; 2) Marcos David Santos, diretor de operações da companhia, trabalhou na finada Itautec, que se destacava por ter uma rede de atendimento distribuída por todo o Brasil.

Como já ficou claro, além de trabalhar com diversas marcas, a nova divisão visa oferecer serviços em todo o território nacional, razão pela qual a experiência de Santos pode fazer a diferença.

A estrutura da nova unidade

Além de reparos e manutenção, a nova divisão irá oferecer serviços como suporte remoto 24 horas e sete dias por semana, treinamentos, gestão de parque de equipamentos e backup de arquivos. Para tanto, a Positivo Tech Services conta com cerca de 500 funcionários, além de 1.500 profissionais atuando em campo, entre próprios e terceiros.

A estrutura da divisão inclui quatro centros de reparos de grande porte distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de 25 centros logísticos da Positivo espalhados pelo Brasil.

Ao Neofeed, a companhia fez questão de destacar ainda uma nova unidade em Barueri (SP) que tem 2,5 mil metros quadrados e abriga um laboratório com 80 bancadas, um centro de comando e uma área de armazenagem.

Se dará certo? Clientes a Positivo Tech Services já tem: contratos foram fechados com companhias como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, Petrobras, Cielo e Usiminas.

Atualização: em nota enviada ao Tecnoblog em 14 de março, a Lenovo informa o seguinte:

A Lenovo esclarece que, na condição de fabricante, é a única a oferecer manutenção de seus produtos aos seus clientes e que nenhuma outra empresa está autorizada a oferecer esse tipo de serviço, sob pena de violação da garantia de fábrica. Os clientes podem contatar os canais de atendimento da Lenovo disponíveis em lenovo.com/br/pt/contato.

Relacionados

Relacionados