Windows 11 tem lentidão nos menus de contexto, e a Microsoft está de olho

Após reclamações de usuários, Microsoft começa a aplicar melhorias no menu de contexto do Windows 11 para torná-lo mais ágil

Bruno Gall De Blasi
Por
Notebook Positivo Duo C464D (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Windows 11 marcou a sua estreia com grandes mudanças nos menus de contexto. Apesar das novidades no design, a ferramenta da nova versão do sistema operacional recebeu diversas queixas devido à lentidão para ser executada. Mas, após os comentários dos usuários, a Microsoft começou a otimizar o recurso para que leve menos tempo para ser aberto.

A mudança deu as caras na compilação 22572liberada no canal Dev do Windows Insiders no dia 9. Além das abas no Explorador de Arquivos, a nova versão experimental possui um menu de contexto mais rápido. É o que relata uma discussão iniciada na rede social Reddit neste sábado (12).

“Notei também que o menu de contexto está mais rápido na build 22572, como dito por outro usuário”, disse uma pessoa na discussão. “Posso confirmar que não é placebo. Foi muito lento no começo”, afirmou mais um usuário na mesma discussão.

“A primeira vez que você abre o menu é quase o mesmo. Mas acho, depois que o cache é armazenado na memória, fica muito mais rápido”, explicou um usuário. 

Nem todos os usuários, por outro lado, estão completamente satisfeitos com o menu de contexto. Em um comentário, um usuário do Reddit até notou que o recurso ficou mais rápido. Mas ele retornou à versão anterior da ferramenta porque a atual não mostra todas as opções existentes: “eu constantemente tive que usar o ‘Mostrar mais opções’ (ou a opção Shift + Clique com o botão direito na nova compilação) para acessar os antigos”, explicou.

Também há quem se queixe em relação ao comportamento do menu. “Ainda não corrigiu esse defeito desajeitado, onde o menu de contexto ocasionalmente abre maior que o normal sem ícones e se realinha”, afirmou outro usuário. “Mais rápido? Sim. Se eles removerem a animação estúpida ou o atraso, seria mais rápido”, disse mais uma pessoa.

Menu de contexto do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Reddit)
Menu de contexto do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Reddit)

Tem um feedback do Windows 11? A Microsoft está de 👀

A discussão possui relatos desde participantes do programa de testes Windows Insiders até de quem usa a versão final do sistema. Em um comentário, por exemplo, uma pessoa afirmou que utiliza a compilação estável e que o menu de contexto está meio lento. Mas o tópico também teve a participação de uma pessoa ilustre: uma representante da Microsoft

Trata-se da engenheira de software Jen Gentleman, identificada pelo usuário “jenmsft”. Na publicação, ela informou que a companhia trabalhou para melhorar o desempenho do menu de contexto e que estava “feliz em saber que agora parece mais rápido”. A representante também disse que a Microsoft está atenta aos comentários dos usuários. 

“O hub de feedback (Win + F) é nosso local de rastreamento oficial para problemas e sugestões”, disse. “Há várias coisas que já estamos rastreando e você pode votar nelas ou arquivar algo novo”. A engenheira também explicou que todos os comentários são traduzidos para inglês na triagem interna da companhia.

E, de fato, a Microsoft vem atendendo a alguns pedidos da comunidade. Na build 22572, a companhia também disponibilizou as abas no Explorador de Arquivos, um recurso pedido pelos usuários há bastante tempo. O Windows 11 também está recebendo o gesto de arrastar e soltar da barra de tarefas.

Com informações: Reddit e Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados