Início / Notícias / Jogos /

Nintendo GameCube portátil vira realidade, mas não pode ser seu

O youtuber GingerOfOz usou um conceito de 2005 e o trouxe à vida para criar um Nintendo GameCube portátil totalmente funcional

Ricardo Syozi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Em 2005, um usuário postou na rede imagens de um console nomeado “Nintendo GameCube Advance” que criou um alvoroço entre os entusiastas. Infelizmente, tudo não passava de uma arte, ou seja, o gadget não existia. Agora em 2022, um youtuber chamado GingerOfOz anunciou em um vídeo que conseguiu produzir o tal GameCube portátil, mas agora totalmente funcional. Conheça mais nas linhas abaixo.

O conceito apresentado em 2005 trazia um design muito similar ao do Game Boy Advance SP, com um formato quadrado que podia ser aberto para mostrar duas partes: uma com a tela e a outra com os botões e o compartimento para os discos de jogos. Algo difícil de realizar nessa época.

Voltando para 2022, o youtuber GingerOfOz decidiu criar a sua própria versão do console, mas dessa vez uma que funcionasse plenamente. Ele foi atrás do artista original para entender melhor o projeto e, assim, colocar a mão na massa – ou peças, se preferir.

Com isso, o usuário planejou e construiu um GameCube portátil que segue o máximo possível do conceito artístico de 2005 – porém com algumas diferenças.

gamecube portátil
O GameCube portátil é real (Imagem: YouTube / GingerOfOz)

A placa mãe usada é a do Nintendo Wii: segundo o youtuber, isso precisou ser feito principalmente por causa do tamanho e do tipo de força elétrica exigida. Além disso, os direcionais analógicos têm o estilo do Nintendo 3DS, caso contrário, não seria possível fechar o console. Infelizmente, o leitor de disco teve que ser deixado de lado para garantir o tamanho e funcionalidade do aparelho.

Por último, a bateria interna dura pouco tempo (cerca de uma hora e meia), mas é o suficiente para apresentar um sistema funcional que entrega uma resolução de tela de 480p. Sem dúvida, é um projeto ambicioso e muito interessante, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Caso você esteja pensando em valores e se a sua carteira permite a compra desse aparelho, pode tirar o cavalinho da chuva. Na parte de comentários do vídeo no YouTube, muitos usuários perguntaram se GingerOfOz vende o portátil que produziu. A reposta é um educado “não”, pois ele afirma que tem muito carinho e apego ao que cria.

De qualquer forma, é sempre interessante ver esses consoles de mesa sendo transformados em portáteis por mãos hábeis.

Os ótimos jogos do GameCube

Lançado em 2001, o console da Big N foi o sucessor do Nintendo 64. Ele trazia uma mídia em mini discos e uma biblioteca de jogos bastante competente. Seu design é compacto e charmoso, destaque para uma alça de plástico que dá a sensação do GameCube ser portátil ou, no mínimo, feito para ser carregado por aí.

Os principais títulos do sistema são considerados clássicos hoje em dia como The Legend of Zelda: The Wind Waker, Resident Evil 4, Metroid Prime, Mario Kart: Double Dash, Pikmin, entre outros. São games que fizeram sucesso e marcaram a vida de muitos fãs.

Você já jogou em um GameCube? O que acha do console? Conta pra gente!

Nintendo GameCube e controle
Nintendo GameCube e controle (Imagem: Slimart / Flickr)