Windows 10 ganha busca repaginada do Windows 11, e ela ficou bem bonita
Com visual minimalista, nova busca do Windows 10 traz blocos dinâmicos que mostram conteúdos baseados nas pesquisas recentes dos usuários
A ferramenta de busca do Windows 10 foi totalmente reformulada e ganhou alguns recursos que, até então, eram exclusivo do Windows 11. Após a mudança, a janela aderiu a um visual minimalista bem bonito e incluiu quadros dinâmicos de conteúdos baseados nas pesquisas recentes dos usuários.
- Como instalar o Windows 11 mesmo sem TPM 2.0 no PC
- 7 programas para personalizar o Windows 11 e melhorar a experiência

A busca repaginada do Windows 10 fica disponível no menu iniciar, assim como acontece no Windows 11. Ao acessar o menu, os usuários conseguem ver os programas instalados no PC do lado esquerdo e os quadros dinâmicos à direita. Esses blocos mostram imagens variadas e até pesquisas em alta no mundo.
Segundo a Microsoft, ainda dá para usar a busca da forma clássica para procurar aplicativos, pastas e arquivos armazenados no sistema sem problemas. A grande novidade é a opção de visualizar conteúdos atualizados de maneira automática conforme o comportamento do usuário online.
Apesar de mostrar blocos dinâmicos com informações atualizadas diariamente, a busca repaginada do Windows 10 não tem suporte ao feed de notícias da Microsoft. A opção mais parecida com isso seria somente ver as pesquisas em alta no Bing.
Se o computador fizer parte de uma organização, a busca repaginada pode mostrar blocos importantes para a empresa, como perfis de funcionários e conteúdos úteis para a companhia. Além disso, algumas regiões terão acesso ao programa Microsoft Rewards pela busca do Windows 10. Não sabemos se o Brasil está incluído nisso.
Nova busca do Windows 10 pode ser desativada
A busca repaginada do Windows 10 é opcional e pode ser desativada a qualquer momento nas configurações do sistema. Como os blocos dinâmicos são atualizados de acordo com as atividades pessoais dos usuários, é importante ter o direito de interromper o compartilhamento de informações.
Por enquanto, a nova busca do Windows 10 está em fase de testes na build 19044.1618 (KB5011543), disponível para membros do programa Windows Insider. A novidade deve chegar nos próximos meses às versões finais do sistema operacional da Microsoft.
No futuro, a busca do Windows 11 também deve receber melhorias para ficar mais rápida e mostrar resultados mais assertivos.
Com informações: Windows Latest, Microsoft.