Windows 11 e 10 recebem DirectStorage para acelerar seus jogos de PC

Recurso original do Xbox Series X|S promete aumentar a velocidade de carregamento de jogos de PC, além de exibir modelos e texturas com mais qualidade

Murilo Tunholi
Por
Forza Horizon 5 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O tão aguardado DirectStorage enfim chegou ao Windows 11 e 10. Com promessa de agilizar muito o carregamento de jogos no PC, o recurso estreou no Xbox Series X|S, no final de 2020. A partir de agora, computadores equipados com SSDs de alta velocidade e placas de vídeo dedicadas podem tirar proveito da nova API da Microsoft.

Normalmente, jogos de PC dependem demais do processador e da memória RAM para carregar modelos e texturas. Nesses casos, o tempo de carregamento é maior, pois as APIs tradicionais só conseguem realizar uma tarefa por vez. Ou seja, o game precisa carregar um elemento por completo para só depois criar outro.

Com o DirectStorage, essa dinâmica muda. A nova API permite aos jogos usarem a placa de vídeo em conjunto com a memória RAM para realizar mais de uma tarefa em simultâneo.

Devido à maior largura de landa para descompressão de elementos em 3D das GPUs, os games carregam modelos e texturas com mais detalhes e velocidade, basicamente.

Como os HDs mecânicos e os SSDs do tipo SATA não têm velocidades de leitura e gravação tão altas, a limitação das APIs tradicionais não era um problema. Esse cenário mudou com a chegada dos SSDs NVMe de alto desempenho.

A velocidade alta, porém, era desperdiçada, porque os games não conseguiam carregar modelos e texturas tão rápido quanto o armazenamento permitia.

DirectStorage deve ser ativado pelas desenvolvedoras

Apesar do DirectStorage já estar disponível nas versões do Windows 11 e 10 para consumidores finais, o recurso não fica ativado automaticamente. As desenvolvedoras ainda precisam ativar a nova API em seus jogos para PC de forma manual.

Além disso, por mais que o DirectStorage funcione no Windows 10, a Microsoft explica que o desempenho do recurso é melhor no Windows 11, devido às otimizações de armazenamento do sistema.

Ainda não existe uma lista de jogos compatíveis com o DirectStorage, mas é provável que os títulos mais recentes do Xbox Series X|S possam usar a API, como Forza Horizon 5 e Halo Infinite.

Vale mencionar que o DirectStorage só pode ser usado em computadores equipados com SSDs NVMe e placas de vídeo compatíveis com a tecnologia DirectX 12 Ultimate. O recurso ainda deve demorar um tempo até se tornar realmente popular nos PCs.

Com informações: The Verge, Microsoft, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados