Fim do Stadia? Google revela serviço que permite criar streaming de jogos

Após diversas falhas ao tentar entregar as promessas ambiciosas realizadas em 2019, Google decide oferecer a tecnologia do Stadia a outras empresas

Murilo Tunholi
Por

O Google Stadia ainda sobrevive, mas segue respirando por aparelhos. Como última esperança de fazer a plataforma dar certo, o Google vai oferecer — por um preço — a tecnologia do Stadia a empresas que queiram criar suas próprias plataformas de streaming de jogos. Essa novidade foi anunciada na última terça-feira (15), durante o mais recente Games Developer Summit.

google stadia controle e celular
Google Stadia (Imagem; Divulgação/Google)

Desde que surgiu, em 2019, o Stadia nunca entregou as promessas mirabolantes e ambiciosas para o mundo do streaming de jogos. Na época, o Google dizia que a plataforma estaria presente em mais de 200 países e seria capaz de reproduzir games máquinas poderosas com multi-GPU, suportando resolução 4K nativa, assim como latência baixa.

Entretanto, nada disso aconteceu. Mesmo desapontando grande parte da sua base de usuários, o Google não desistiu do projeto e tentou investir no Stadia até o final. Agora, pelo que parece, o cenário mudou, e a empresa está disposta a vender a tecnologia do Stadia para outras companhias, mas com um novo nome: Immersive Stream for Games (Transmissão Imersiva para Jogos, em português).

Apesar de ter anunciado o Immersive Stream for Games de forma oficial ontem, o Google afirmou que a empresa de telecomunicações AT&T já estava testando a tecnologia desde o ano passado. Um dos primeiros jogos lançados pelo serviço foi Batman: Arkham Knight — distribuído de graça aos assinantes de planos de celular da AT&T.

Assim como o próprio Stadia, o Immersive Stream for Games ainda é limitado. No caso de Batman: Arkham Knight, por exemplo, a AT&T só consegue fazer o jogo rodar em computadores, pois ainda não dá para transmitir as imagens do game em qualidade decente somente pela internet móvel dos celulares.

Para o futuro, a AT&T promete lançar jogos que possam ser executados sem problemas direto pelo celular via 4G e 5G. A empresa, porém, não disse qual será esse título, nem deu uma data de lançamento exata. Além disso, o Google quer expandir o Immersive Stream for Games ao longo deste ano.

Google promete melhorias para o Stadia em 2022

Para não deixar o Stadia morrer de vez, o Google está investindo em novidades para o serviço. Durante o Games Developer Summit, a empresa anunciou ter planos para facilitar a descoberta de jogos na plataforma. Com isso, usuários vão poder navegar pela biblioteca de títulos livremente, mesmo sem estarem registrados no serviço.

Outra novidade é a inclusão dos Click to Play Trials — versões de testes dos jogos que podem ser experimentadas por qualquer pessoa, sem necessidade de ter uma conta ativa no Stadia. A idia da empresa é que, até o final de 2022, todos os títulos disponíveis no serviço ofereçam essa função.

Por fim, o Google também quer simplificar o processo de rodar jogos de Windows no Stadia. Para isso, a empresa vai oferecer uma espécie de “emulador de Windows” às desenvolvedoras. Isso deve aumentar a biblioteca do Stadia de forma significativa nos próximos meses.

Com informações: ArsTechnica, TechCrunch.

Relacionados

Relacionados