Início / Notícias / Negócios /

“Só estou dando uma olhada”: 72% vão em loja física antes de comprar online

Visitas em lojas físicas para experimentar produtos podem o auxiliar consumidor na hora de fazer uma compra pela internet

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você já passou rapidamente em um shopping, galeria e afins antes de fazer uma compra online? Pois não é o único: sete em cada dez consumidores procuram lojas físicas para experimentar o produto e adquiri-lo pela internet logo em seguida. O dado parte de uma pesquisa global revelada pela Criteo nesta terça-feira (15).

Segundo estudo da Criteo, sete em cada dez consumidores vão em lojas físicas antes de fazer compras online (Imagem: Divulgação / Criteo)
Segundo estudo da Criteo, sete em cada dez consumidores vão em lojas físicas antes de fazer compras online (Imagem: Divulgação / Criteo)

Os resultados do estudo foram divulgadas no relatório “Shopper Story 2022” que analisou os hábitos dos consumidores nos últimos três anos. A pesquisa contou com a participação de mais de 17 mil entrevistados de todo o mundo. Além disso, a análise também utilizou dados de 22 mil clientes anunciantes na plataforma da Criteo.

O destaque fica pelos consumidores que procuram o produto desejado em lojas físicas e compra online depois. De acordo com o estudo, 72% dos entrevistados afirmaram que, de fato, dão apenas “uma olhadinha” para experimentar um celular, computador, headphone e afins nos estabelecimentos comerciais. A prática, conforme apontado pelo relatório, é conhecida como “showrooming”.

Consumidores visitam lojas físicas antes de comprar produtos pela internet, segundo estudo (Imagem: Karolina Grabowska / Pexels)
Consumidores visitam lojas físicas antes de comprar produtos pela internet, segundo estudo (Imagem: Karolina Grabowska / Pexels)

Lojas físicas ainda têm espaço no coração dos clientes

O indicador sugere a importância das lojas físicas nas experiências dos clientes. Mas este não é o único dado: a pesquisa também revela que, em 2021, 48% entrevistados gostaram de visitar os estabelecimentos para verificar as novidades ou tendências. O número teve um crescimento desde 2019, quando 44% dos consumidores deram a mesma resposta.

Também há quem necessite desses espaços para fazer qualquer aquisição. O estudo aponta que quatro em cada dez consumidores não gostam de comprar a menos que possam ver e tocar os itens em uma loja. Além disso, pouco mais da metade dos entrevistados esperam consumir presencialmente quando têm tempo.

Vendas em lojas físicas cresceram em 2021 (Imagem: Santeri Viinamäki/Wikimedia Commons)
Vendas em lojas físicas cresceram em 2021 (Imagem: Santeri Viinamäki/Wikimedia Commons)

Vendas presenciais aumentaram no ano passado

O relatório também aponta para um crescimento das vendas em lojas físicas conforme as restrições da COVID-19 foram relaxadas no mundo. Segundo o estudo, as compras nesses estabelecimentos aumentaram 20% em 2021. Quatro em cada dez entrevistados também relataram que a “localização conveniente” e a “necessidade imediata de um produto” estão entre os principais motivos por optar pelas lojas físicas.

“Vimos o e-commerce atingir níveis de crescimento sem precedentes nos últimos anos, mas as lojas físicas ainda desempenham um papel vital na jornada do comprador”, disse o diretor geral da Criteo para a América Latina, Tiago Cardoso. “O omnichannel é uma parte essencial do mix de marketing moderno, pois a combinação de online e offline aprimora a experiência do comprador.”

E você, dá sempre uma olhadinha em lojas antes de fazer uma compra pela internet? Compartilhe a sua experiência lá na Comunidade do Tecnoblog!