Elden Ring vende 12 milhões mais rápido que Zelda, The Witcher e Cyberpunk

Com 12 milhões de unidades vendidas no mundo todo, Elden Ring estourou a bolha da FromSoftware e caiu no gosto popular da comunidade rapidamente

Murilo Tunholi
Por
Elden Ring (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)

Elden Ring é um verdadeiro sucesso. Em menos de um mês desde seu lançamento, o jogo da FromSoftware já distribuiu 12 milhões de cópias. Há ainda outro fato que vale destaque: o game tem vendido mais rápido que outros RPGs em mundo aberto de sucesso, como o icônicos The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Witcher 3 e Cyberpunk 2077.

As 12 milhões de cópias de Elden Ring podem não significar muita coisa sem contexto. Afinal, qual seria a quantidade ideal de unidades vendidas para considerar qualquer jogo um sucesso? Para entender isso, é válido comparar o game da FromSoftware com outros títulos da própria desenvolvedora, assim como games com propostas parecidas.

Os dados coletados para essa comparação são de origem pública — ou seja, foram divulgados pelas produtoras e distribuidoras após dias, semanas ou meses após o lançamento dos jogos. Vamos lá:

Elden Ring é o maior sucesso de FromSoftware

Entre os títulos da FromSoftware, Elden Ring é disparado o maior sucesso da empresa. Considerando as três primeiras semanas após a estreia, o jogo superou as vendas de Dark Souls, Dark Souls 2, Dark Souls 3, Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice e Demon’s Souls.

Antes, o recorde da empresa estava com Dark Souls 3, que havia comercializado três milhões de cópias nos primeiros meses de mercado, em 2016. Já em 2020, cinco anos após o lançamento original, o game alcançou a marca de 10 milhões de unidades vendidas — número já superado por Elden Ring.

Sekiro: Shadows Die Twice também vendeu bem no primeiro ano. O jogo distribuído pela Activision, que pôde investir mais dinheiro em publicidade, vendeu cinco milhões de unidades em pouco mais de um ano, desde a estreia em 2019. Mesmo assim, não chegou nem perto do sucesso de Elden Ring.

Se continuar nesse ritmo, é provável que Elden Ring desbanque, sozinho, a quantidade de unidades vendidas pela franquia Dark Souls inteira nos últimos 10 anos: 27 milhões. E isso pode acontecer muito rápido, talvez ainda neste ano.

Elden Ring vendeu mais rápido que Zelda e outros RPGs

Já em relação a outros jogos de mundo aberto, Elden Ring não chegou ao patamar de 12 milhões de cópias vendidas mais rápido que GTA 5 ou Red Dead Redemption 2 — dois dos maiores sucessos da Rockstar. Porém, o game da FromSoftware conseguiu superar outros títulos com mecânicas parecidas.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, demorou a decolar na época do lançamento, em 2017, por ter ficado disponível em apenas duas plataformas: o já finado Wii U e o recém-lançado Switch. Por isso, o jogo da Nintendo vendeu aproximadamente três milhões de unidades no primeiro mês de mercado.

Além disso, Elden Ring já vendeu mais rápido que GTA 4, The Elder Scrolls 5: Skyrim, The Witcher 3 e Cyberpunk 2077. Apesar de todos esses terem sido lançados em várias plataformas, o game da FromSoftware teve uma ajuda a mais nas vendas: estar disponível em duas gerações de consoles ao mesmo tempo.

Ainda não dá para afirmar se o interesse por Elden Ring vai continuar alto ou se isso tudo será somente um sucesso momentâneo, devido à animação geral da comunidade. De qualquer forma, o jogo estourou a bolha da FromSoftware e caiu no gosto popular.

Você, leitor, já está jogando Elden Ring? Conta para a gente as suas experiências com o game na Comunidade do Tecnoblog!

Com informações: ArsTechnica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados