Windows 11 se integra ao Office do celular e Media Player volta a tocar CDs

Atualização do Windows 11 facilita acesso a documentos abertos recentemente no smartphone e ganha ajustes para melhorar produtividade

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do Windows 11

Pouco a pouco, o Windows 11 começa a receber novos recursos. A mais recente versão do sistema tem ferramentas para continuar o trabalho que você estava fazendo no celular, organizar melhor as pastas do menu Iniciar, navegar com mais facilidade entre janelas e ouvir suas músicas favoritas, mesmo que elas não estejam em um formato muito moderno.

Integração com Office do celular

Uma das novidades é a expansão dos aplicativos recentes do programa Seu Telefone (ou Your Phone), que conecta o sistema operacional a smartphones Android.

Os aplicativos recentes mostram os três que você abriu por último no celular e sugere que você acesse-os no computador. É uma forma de facilitar a integração.

Agora, se você estava usando o Office mobile, pode abrir rapidamente o mesmo arquivo no Office do computador, bem como visualizá-lo no navegador.

Área de aplicativos recentemente usados no app Seu Telefone vai incluir arquivos do Office
Área de aplicativos recentemente usados no app Seu Telefone vai incluir arquivos do Office (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Por enquanto, essa integração tem algumas restrições: ela só está disponível para aparelhos Samsung com Link to Windows, com OneUI 3.1.1 e Link to Windows Service 2.3 ou superior.

Galaxy Z Fold, Z Flip e aparelhos das séries Galaxy S e Note são alguns exemplos.

Além disso, o app Seu Telefone do Windows 11 precisa estar na versão 1.22022.60.0 ou superior. Já o Office mobile precisa estar na versão 16.0.14931.20106 ou superior.

Por fim, os dois aparelhos precisam estar na mesma rede Wi-Fi e os documentos, salvos no OneDrive.

Nomes para pastas e atalho para trocar de janela

Em fevereiro, a Microsoft adicionou a opção de criar pastas no menu Iniciar do Windows 11. Basta arrastar um ícone e soltar sobre outro para criar a pasta. É um processo bem parecido com o que existe há anos no Android e no iOS.

Windows 11 vai permitir trocar nomes de pastas no menu Iniciar
Windows 11 vai permitir trocar nomes de pastas no menu Iniciar (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Agora, essa experiência vai ficar ainda mais parecida. A Microsoft colocou a opção de dar nomes às pastas. É só clicar no nome dela e escrever o que for melhor para sua organização.

Trocar de janela vai ficar mais fácil
Trocar de janela vai ficar mais fácil (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Outra novidade é para quem usa touchpad. Agora, é possível mudar a janela em primeiro plano deslizando três dedos para a direita ou para a esquerda.

Media Player do Windows 11 agora toca CD

Esta é para os fãs de música e colecionadores: o novo Media Player do Windows 11 agora toca CDs (se seu computador ainda tiver um drive de CD, é claro). Ele vai aparecer na barra esquerda, entre as bibliotecas de música e vídeo e as playlists.

CDs de áudio aparecerão no menu lateral do Media Player
CDs de áudio aparecerão no menu lateral do Media Player (Imagem: Divulgação/Windows)

As novidades fazem parte da build 22579, liberada na sexta-feira (18) no canal de desenvolvedores do programa Windows Insider. A atualização também conta com novidades na criptografia de drives USB, sugestão de sites populares para a barra de tarefas e correção de bugs. Se estiver tudo certo, estes recursos devem chegar em breve para todos os usuários do Windows 11.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados