Início / Notícias / Jogos /

Nintendo Switch enfim permite organizar jogos em pastas (ou quase isso)

Nova função de "Grupos" do Switch chega para ajudar a organizar os jogos registrados no console, mas não do jeito como deveria ser

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Nintendo Switch finalmente recebeu a tão aguardada função de organizar os jogos do console em pastas, cinco anos após seu lançamento. Entretanto, o recurso não chegou da forma como os donos do videogame híbrido esperavam. Disponível no firmware de versão 14.0, o update já pode ser baixado por todos os usuários.

Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)
Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

A função de “Grupos” do Nintendo Switch ajuda a organizar os jogos comprados em pastas. Há, porém, um problema: não é possível exibir esses grupos na tela inicial do console. Em vez disso, é preciso navegar pela Home inteira, entrar na seção com todos os softwares e apertar o botão “L” para só assim ver as pastas.

Na tela inicial, o Nintendo Switch ainda continua mostrando os jogos recentes na ordem em que foram abertos pela última vez. Em outras palavras, a Home do console permanece tão bagunçada como sempre foi. Contudo, os grupos podem ser úteis para organizar os games em categorias específicas.

Por exemplo, dá para separar os games do backlog que ainda precisam ser zerados ou organizar os títulos pelo nome da desenvolvedora, por gênero ou até pelo personagem principal, como “Jogos com Mario”, “Jogos com Samus”, “Jogos com Kirby”, entre outras opções.

É possível criar até 100 grupos, com 200 jogos em cada um. A ordem dos grupos e dos games dentro das pastas também pode ser mudada a vontade para exibir os principais títulos na capa.

Função de grupos do Nintendo Switch (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Vale mencionar que a função de grupos só aparece na seção que mostra todos os softwares do Switch, na extrema-direita da tela inicial. Para habilitar esse menu, no entanto, é preciso ter pelo menos 13 aplicativos ou jogos registrados no console. Veja como criar pastas de jogos no seu Switch.

Outras novidades da atualização 14.0

Além dos grupos, a atualização 14.0 incluiu algumas melhorias no videogame. A partir de agora, dá para ajustar o volume de fones de ouvido Bluetooth direto pelo console, contanto que o acessório ofereça suporte ao perfil de controle remoto de áudio/vídeo (AVRCP).

A Nintendo também aumentou o volume máximo que o Switch alcança via Bluetooth em alguns dispositivos específicos.

Com informações: Engadget, The Verge.