Instagram traz de volta o feed cronológico para todos os usuários

Por mais controle, Instagram começa a liberar novos feeds cronológicos para organizar o conteúdo no app; são três opções de visualização: Feed inicial, Favoritos e Seguindo

Bruno Ignacio
Por

O Instagram oficializou nesta quarta-feira (23) o retorno do feed cronológico. O recurso estava em testes desde janeiro, mas hoje começou a chegar para todos os usuários da rede social. Com a novidade, as pessoas poderão optar entre três tipos de visualização na home do aplicativo: Feed Inicial, Favoritos e Seguindo.

Feed do Instagram tem duas novas opções de visualização de conteúdo em ordem cronológica (Imagem: Divulgação)
Feed do Instagram tem duas novas opções de visualização de conteúdo em ordem cronológica (Imagem: Divulgação)

O primeiro, o chamado Feed inicial, é apenas o formato padrão que já conhecemos da tela inicial do Instagram. Assim, a opção permanecerá mostrando conteúdo de diferentes contas que o usuário segue. Aqui, os algoritmos também trazem recomendações baseadas em suas atividades e interesses. Esse feed seguirá sendo o formato de visualização padrão na rede social.

As verdadeiras novidades começam com a introdução do feed “Favoritos”, que mostrará publicações somente das contas que você selecionar, com o conteúdo organizado em ordem cronológica. Dessa maneira, cada usuário pode escolher contas favoritas para não perder nenhum post novo.

A terceira e última forma de organização do feed do Instagram lançada hoje é a tela “Seguindo”. Essa opção de visualização mostrará postagens apenas das pessoas que você segue, tudo listado também em ordem cronológica.

Usuários ainda preferem feed tradicional

Em comunicado, o Instagram afirmou que quer que seus usuários tenham um controle significativo sobre sua experiência no app: “Cada um usa o Instagram de maneira diferente e esperamos que essas opções possam ajudar as pessoas a decidirem o que funciona melhor para elas.”

No entanto, pesquisas encomendadas pela plataforma indicaram que a comunidade ainda prefere um feed classificado por algoritmo. “Por isso não estamos padronizando a experiência de todos em um feed cronológico”, disse o Instagram.

Os dados indicaram que as pessoas veem, em média, mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos. No entanto, na alternativa organizada cronologicamente esse percentual caiu para abaixo dos 45%.

Para usar as novas visualizações “Favoritos” e “Seguindo” do feed do Instagram, basta clicar no canto superior esquerdo da página inicial para escolher a forma de organização.

O lançamento global da atualização está ocorrendo gradualmente, então espera-se que todos os usuários já tenham acesso aos novos feeds cronológicos ao longo das próximas semanas.

Com informações: Instagram

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados