Prefixo 0303 para telemarketing pode gerar “séria crise”, alerta entidade

Presidente de federação nacional de call centers diz que prefixo 0303 da Anatel pode gerar impacto negativo para o consumidor, além de desemprego no setor de telemarketing

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 7 meses
Smartphone com tela de discagem
Anatel permitirá bloqueio de telemarketing com prefixo 0303 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O prefixo 0303 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ligações de telemarketing traz o risco de afetar empresas do ramo e, no fim das contas, prejudicar o próprio consumidor. Essa é a avaliação da presidente da Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), Vivien Mello Suruagy. Ela cita ainda que a implementação do código pode levar ao aumento do desemprego.

As novas regras da Anatel valem para o telemarketing ativo e mensagens eletrônicas gravadas que oferecem serviços e produtos em ligações. Elas estão em vigor desde o último dia 10 de março.

Por enquanto, a agência implementou o prefixo 0303 apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de uma linha de celular. Com a mudança, o código aparece antes do número que efetua a ligação. Desta forma, o cliente pode escolher se a aceita ou não.

Mas, de acordo com Vivien Mello Suruagy, o prefixo pode fazer com que o cliente rejeite previamente ligações importantes, sem que ele considere seu teor. A presidente da Feninfra exemplifica casos em que a empresa quer renegociar uma dívida do usuário, mas a chamada é recusada pela identificação do 0303. “O que não pode acontecer é uma ação indiscriminada, em que o grande prejudicado será o consumidor”, ela acrescentou.

“A Anatel tem um objetivo correto, já que pretende disciplinar o serviço, mas pode gerar uma séria crise nas empresas do setor, caso o trabalho dos atendentes de telemarketing se torne inviável com a recusa dos clientes em atender as chamadas”, afirma Suruagy.

A presidente da Feninfra está preocupada com os efeitos financeiros sobre a concorrência entre empresas que não são reguladas pela Anatel. Ela também cita que o prefixo 0303 pode prejudicar pequenas empresas.

A Anatel estuda evoluções do prefixo 0303 para marketing feito via SMS, WhatsApp e outras plataformas. A executiva da associação de call centers cita o risco de existirem “consequências dramáticas” caso essa proposta seja levada adiante pela entidade.

Cliente pode pedir bloqueio de números

De acordo com a norma da Anatel regulamentando o uso do 0303, companhias de telemarketing que não aderirem ao código estão sujeitas ao bloqueio do recurso de ligação.

Além de identificar chamadas com o novo prefixo, as operadoras devem permitir que clientes incomodados com ligações de telemarketing peçam o bloqueio preventivo do número.

A presidente da Feninfra comenta que a medida pode gerar a perda de empregos no ramo de telemarketing. “O Brasil precisa gerar empregos, sobretudo em setores que usam mão-de-obra intensiva. É preciso encontrar soluções que não piorem a questão do desemprego no país.” destaca Suruagy.

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados