Windows 11 deixa de “empurrar” Edge e facilita trocar navegador padrão

Após inúmeras críticas, Microsoft finalmente libera atualização que permite trocar o navegador padrão do Windows 11 com um único clique

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 5 meses
Logotipo do Windows 11
Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Microsoft finalmente parou de “forçar” o Edge e implementou uma mudança simples, mas bem importante no Windows 11. Agora, alterar o navegador padrão do sistema se tornou mais fácil. A atualização KB5011563 começou a ser liberada nesta semana e já permite aos usuários selecionarem seu navegador preferido com apenas um clique.

A mudança já havia sido introduzida em uma versão de testes do sistema operacional no Windows Insider em dezembro. No entanto, somente agora a atualização está chegando a todos os usuários do Windows 11.

Desde meados de 2021, o mais recente sistema operacional da Microsoft não tinha uma forma simples e direta para alterar o navegador padrão, algo que sempre esteve presente no Windows 10. Claro, a empresa recebeu muitas críticas, tanto de usuários quanto de outras companhias, que a acusavam de tentar “forçar” o uso do Edge ao dificultar a troca.

Até então, usuários do Windows 11 tinham que ir no app Configurações e alterar o navegador padrão para extensões de arquivo individuais como HTTP, HTTPS, .HTML e .HTM. Além disso, você tinha que marcar uma caixa de seleção que só aparecia quando você clicava em um link de fora de um navegador.

Antes, era necessário trocar o navegar padrão para cada tipo de arquivo no Windows 11 (Imagem: Bruno Ignacio/ Tecnoblog)
Era necessário trocar o navegar padrão para cada tipo de arquivo no Windows 11 (Imagem: Bruno Ignacio/ Tecnoblog)

Microsoft ouve críticas de usuários e empresas

A Microsoft chegou a defender sua decisão de dificultar a troca dos navegadores padrão, dizendo que se tratava de um recurso voltado à personalização e que dava mais liberdade ao usuário. No entanto, fabricantes rivais, como Mozilla, Brave e até mesmo o chefe do Chrome do Google criticaram a abordagem da Microsoft, afirmando que o Windows 11 estaria dando prioridade ao Edge e prejudicando os demais navegadores.

Bom, parece que essa novela chegou a um final feliz. Com atualização mais recente do Windows 11 (KB5011563), agora você pode ir para a seção de aplicativos padrão no app Configurações e procurar o navegador de sua escolha. Em vez daquela lista de tipos de arquivo, você conseguirá trocar do Edge para o Google Chrome, por exemplo, com um único clique.

Desta vez, a Microsoft ouviu às críticas e aos comentários sobre as alterações feitas no Windows 11. O que acha dessa pequena vitória? O que mais precisa ser alterado no sistema operacional? Deixe sua opinião e comentário em nossa Comunidade!

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados