App para autônomos de Uber e iFood tem “câmera secreta” que grava corridas

StopClub é uma rede social para motoristas e entregadores que permite gravar corridas como “contraprova” a acusações de clientes mal-intencionados

Pedro Knoth
Por
Entregador do iFood (Imagem: divulgação/iFood)
Entregador do iFood; rede social para autônomos permite gravar viagens (Imagem: divulgação/iFood)

Viagens ou entregas no delivery com clientes mal-intencionados podem ser um transtorno para diversos profissionais autônomos que trabalham com Uber, 99, iFood e Rappi no Brasil. Uma rede social exclusiva para entregadores e motoristas promete gravar o interior ou exterior do veículo durante o serviço prestado, a fim de oferecer uma contraprova na Justiça em caso de acusações.

A startup StopClub oferece a motoristas e entregadores uma plataforma colaborativa homônima para Android e iOS. Ela funciona como uma rede social em que autônomos podem indicar serviços de confiança necessários para quem trabalha dirigindo, como lava-jatos, oficinas e até postos de gasolina.

Um dos recursos lançados recentemente no StopClub é a possibilidade de gravar corridas ou entregas usando a câmera do próprio smartphone do motorista, ou entregador. De acordo com a startup, a gravação pode ser usada como contraprova para acusações de irregularidade na prestação de serviços, e serve também como resguardo jurídico contra clientes mal-intencionados.

Por enquanto, a função de “câmera secreta” — próprio apelido da StopClub ao recurso — pode ser ativada apenas no aplicativo para Android.

Após o primeiro acesso do usuário — etapa na qual ele precisa preencher dados como nome completo e telefone —, é possível ativar a gravação por meio do botão localizado na tela do Radar ou em um ícone flutuante. Para encerrar o vídeo, basta tocar novamente no mesmo botão.

Uma vez ligada, a câmera secreta grava toda a corrida em segundo plano, permitindo ao usuário navegar por outros aplicativos normalmente. O StopClub tem opções para definir o tempo dos cortes, o limite de gravação e a qualidade de imagem, além do local onde os arquivos em vídeo serão salvos. Todas essas opções estão na aba “Câmera Secreta”, no menu de “Configurações” do app.

Startup alerta para salvar gravação da corrida na nuvem

A startup recomenda que os motoristas e entregadores, salvem as gravações na nuvem para não correrem o risco de perder o vídeo caso o celular seja danificado.

A câmera secreta pode evitar algumas corridas violentas ou ajudar a identificar e outros criminosos que, por exemplo, pedem por corridas nos aplicativos para assaltarem o motorista ou entregador.

Além das gravações em segundo plano, o StopClub oferece comunicação por áudio instantânea entre usuários do aplicativo com a função Walkie-Talkie, compartilhamento de localização em tempo real e salas de áudio ao vivo.

A StopClub afirma que mais de 80 mil usuários já estão cadastrados na rede social, que está presente em cerca de 800 cidades por todos os estados do Brasil, além de EUA, Argentina e outros 25 países. Conforme números da própria startup, a média de usuários da plataforma cresce 20% por semana.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados