Falha em algoritmo do Facebook levou “onda de fake news” a usuários por meses

Em vez de ocultar publicações com desinformação, o algoritmo do Facebook recomendava conteúdos com fake news a milhões de usuários

Murilo Tunholi
Por
Logotipo do Facebook

O Facebook permitiu que uma onda de desinformação inundasse o feed de notícias da plataforma, durante vários meses. Segundo a Meta, a rede social foi afetada por um “bug no algoritmo”, resultando em uma falha gigante no sistema de ranqueamento de credibilidade dos posts. Com isso, milhões de usuários de todo o mundo foram expostos a fake news.

Em um comunicado interno obtido pelo The Verge, engenheiros do Facebook disseram ter identificado a falha em outubro de 2021. Na mensagem, os funcionários explicaram que o bug foi classificado como grave, por atingir “metade de todas as visualizações do feed de notícias nos últimos seis meses”.

Devido ao problema, em vez de ocultar as publicações com informações falsas identificadas pelos sistemas da Meta e agência externas de checagem, o Facebook estava impulsionando esses posts. Inclusive, a falha causou um aumento de 30% nas visualizações das fake news em escala global, segundo as investigações internas.

Além de impulsionar posts com desinformação, o Facebook falhou em remover conteúdos com nudez, violência e até publicações da mídia estatal da Rússia — as quais a Meta prometeu bloquear logo no início do conflito contra a Ucrânia. De acordo com os engenheiros, o problema persistiu até o dia 11 de março deste ano, devido à “dificuldade de encontrar a causa” do bug.

Representante da Meta, Joe Osborne confirmou ao The Verge a existência de uma falha e que ela havia sido corrigida, mas explicou somente que:

“[O Facebook] detectou inconsistências no ranqueamento em cinco ocasiões distintas, que se correlacionaram com pequenos aumentos temporários nas métricas internas. Rastreamos a causa do bug e aplicamos as correções necessárias no software. [A falha] não teve nenhum impacto significativo e de longo prazo em nossas métricas”.

Joe Osborne, diretor de comunicações da Meta.

Meta precisa rever o algoritmo de suas redes sociais

Esse acidente mostra como o algoritmo do Facebook pode ser frágil e confuso ao mesmo tempo. Os próprios funcionários da empresa, treinados para lidar com os códigos internos, demoraram seis meses para encontrar a causa de um problema classificado por eles próprios como grave. Pode ser uma boa hora para a Meta rever suas prioridades de desenvolvimento.

Vale mencionar que não só o Facebook, como também o Instagram estão lançando campanhas constantes contra o compartilhamento de desinformação. Seja sobre política, vacinas ou guerra, as redes sociais dizem estar agindo para remover fake news da plataforma. Porém, com falhas no algoritmo, fica difícil confiar nessas promessas.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados