Início / Notícias / Jogos /

Unreal Engine 5 chega para criar jogos ultrarrealistas com melhor desempenho

Desenvolvedores já podem baixar a primeira versão estável da Unreal Engine 5, motor gráfico da Epic Games que será usado no próximo The Witcher

Murilo Tunholi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Unreal Engine 5 (UE5) está enfim entre nós. A partir desta terça-feira (5), o novo motor gráfico da Epic Games pode ser usado por estúdios e desenvolvedores independentes para renderizar modelos e ambientes ultrarrealistas em tempo real. Com a ferramenta, dá para criar jogos e animações com gráficos dignos da nova geração, incluindo iluminação e física dinâmicas.

Unreal Engine 5 permite criar jogos com gráficos mais bonitos e desempenho melhor (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Revelada em maio de 2020, a Unreal Engine 5 era bastante aguardada pelos produtores de jogos e filmes. Hoje, a Unreal Engine 4 é um dos motores gráficos mais populares entre os estúdios. Além de ser grátis para começar a usar, a ferramenta é versátil e permite dar vida a qualquer tipo de projeto, com boa otimização.

Com o lançamento da nova engine, é esperado que os estúdios comecem a migrar para a ferramenta atualizada desde já. Por ser dona do software, a Epic Games começou a desenvolver Fortnite na UE5 em dezembro do ano passado. Apesar de não ter recebido grandes mudanças visuais, o Battle Royale passou a rodar melhor no PS5 e Xbox Series X|S.

Além de Fortnite, a UE5 foi utilizada para produzir The Matrix Awakens — uma experiência interativa para PS5 e Xbox Series X|S que mostra a capacidade do motor gráfico de criar mundos abertos e modelos ultrarrealistas. O próximo jogo da franquia The Witcher também será produzido na UE5.

Tecnologias exclusivas da Unreal Engine 5

Cidade criada na Unreal Engine 5 com polígonos de Nanite (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Uma das promessas da Epic Games é simplificar o processo de mudança de motor gráfico. Agora que a UE5 chegou, os estúdios e desenvolvedores podem migrar seus fluxos de trabalho da UE4 para a nova versão. Com isso, dá para aproveitar melhorias como o editor reformulado, desempenho superior, ferramentas inteligentes e muito mais.

Assim como aconteceu com Fortnite, jogos produzidos e lançados na UE4 podem ser adaptados para a UE5, sem precisar começar do zero. Segundo a Epic Games, adotar o novo motor gráfico em games antigos melhora o desempenho nos consoles da atual geração — PS5 e Xbox Series X|S. Entre os recursos exclusivos da Unreal Engine 5, ainda é possível citar:

Lumen

Lumen é uma tecnologia que permite criar cenas dinâmicas, nas quais a iluminação indireta é adaptada em tempo real. Com esse recurso, é possível ajustar de forma automática o ângulo do sol conforme a hora do dia, o feixe de luz de lanternas e até a luminosidade ao abrir uma porta, por exemplo.

Nanite

A promessa do Nanite é economizar tempo na hora de criar objetos e ambientes no motor gráfico. A ferramenta é capaz de gerar e aplicar milhões de polígonos de alta qualidade durante a renderização de maneira inteligente e otimizada, priorizando apenas os detalhes perceptíveis ao olhar e nada a mais.

Virtual Shadow Maps

Um dos recursos que deve garantir taxas maiores de quadros por segundo nos jogos, o Virtual Shadow Maps permite projetar sombras em objetos criados pelo Nanite, usando menos memória que o usual. Assim, os modelos permanecem bonitos e com profundidade, sem exigir muito do hardware.

Temporal Super Resolution

Para garantir ainda mais quadros por segundo, a Temporal Super Resolution permite ao motor gráfico renderizar ambientes em resoluções menores, ao mesmo tempo em que entrega alta fidelidade de pixels no produto final. Na prática, isso deve aumentar a taxa de FPS em jogos, sem prejudicar a qualidade gráfica.

Unreal Engine 5 já está disponível

Unreal Engine 5 já está disponível para download (Imagem: Divulgação/Epic Games)

A Unreal Engine 5 já está disponível para download no site oficial da Epic Games.

No marketplace da ferramenta também dá para encontrar amostras e demos gratuitas para testar o novo motor gráfico, como o Lyra Starter Game e o City Sample.