Comediantes pedem e Netflix destaca filmes curtos com menos de 90 minutos

Categoria da Netflix de filmes curtos ganha novo nome nos Estados Unidos e tem filmes brasileiros na lista

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 3 meses
Logotipo da Netflix com pipoca
Netflix (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Netflix resolveu lançar uma nova categoria com filmes menores do que 90 minutos, para agilizar a vida de quem só quer um título rápido para assistir, sem ter que ficar meia hora navegando pelo menu do streaming para encontrá-lo. Ao destacar essa categoria, parece que a empresa ouviu comediantes norte-americanos que pediram para a produtora criar uma lista de “short-ass movies”.

Pete Davidson e outros convidados do Saturday Night Live (SNL) fizeram um rap sobre gastarem tempo demais assistindo filmes longos demais. O programa de humor fez um quadro sobre “long-ass movies”, que seriam piores que “short-ass movies”.

Resumindo a sátira: agora com a agilidade de ter um catálogo com centenas de opções de filmes, parece que quanto menor, melhor. As pessoas querem entretenimento simples, fácil e, sobretudo curto — ninguém tem mais tempo para gastar navegando no menu da Netflix. Nem Homem-Aranha Sem Volta Para Casa ou O Batman (2022) escapam do longo tempo de tela.

Em resposta aos comediantes, a Netflix retuitou o quadro do SNL e escreveu “boa ideia”. O streaming colocou o link para a nova categoria criada para filmes com menos de 90 minutos nos Estados Unidos, a lista de “short-ass movies”. Ela está organizada de acordo com gêneros, como “Populares na Netflix”, “Comédias”, “Filmes de Terror” e “Suspense de Ação”.

Filmes brasileiros entram na lista

Dentre os filmes selecionados pelo streaming, estão algumas obras nacionais, como o primeiro Minha Mãe é uma Peça, Crô: O filme e Bicho de Sete Cabeças. Já na seara internacional, A Bruxa, Monty Python em busca do Cálice Sagrado e o Massacre da Serra Elétrica também fazem parte da categoria de obras com menos de 90 minutos da Netflix.

De acordo com o The Verge, no entanto, a lista de “short-ass movies” ainda não apareceu no aplicativo da Netflix. Kumiko Hidaka, porta-voz do streaming, disse que a lista está disponível desde às 10h da manhã PT (14h no horário de Brasília) de segunda-feira (4) para todos os usuários que logarem em qualquer dispositivo.

Se você ama filmes curtinhos para se divertir em pouco tempo, essa é a categoria dos sonhos. Apesar de atender ao pedido dos comediantes do SNL, o nome da lista “short-ass movies” só está disponível para a Netflix nos Estados Unidos.

No Brasil, o nome da categoria é simplesmente “Filmes com menos de 90 minutos”. Bem que ele poderia ser um pouco mais criativo para o público brasileiro. Afinal, um “short-ass movie” não é só um filme curto: poderia ser um “filme pequenininho” ou um “filme curtinho”. A Netflix não está usando o grande artifício da língua portuguesa que serve muito bem a essa situação: o diminutivo.

A concorrência está de olho e respondeu ao rap do SNL. O Mubi, serviço de streaming com menos usuários e focado para um público mais cult, linkou sua própria categoria de filmes curtos — alguns têm cerca de 25 minutos de duração.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados