Não Me Perturbe tem 10 milhões de cadastros, mas operadoras seguem ligando

Cadastro para bloquear telemarketing atinge 3,5% de todas as linhas do Brasil; Anatel considerou Não Me Perturbe ineficiente e obrigou adoção do prefixo 0303

Lucas Braga
Por
Smartphone com tela de discagem

O Não Me Perturbe foi lançado pelas operadoras em 2019, e a plataforma atingiu a marca de 10 milhões de telefones cadastrados. O serviço permite que pessoas bloqueiem telemarketing de ofertas de crédito consignado e das próprias empresas de telecom. No entanto, a iniciativa não tem alta eficácia: mesmo com o registro, clientes continuam sendo incomodados com chamadas indesejadas.

A plataforma é mantida pelas próprias operadoras, e foi criada após a Anatel divulgar que pelo menos 30% das ligações indesejadas estão relacionadas a serviços de telefonia. De acordo com a Conexis, entidade que representa operadoras como Claro, Oi, TIM, Vivo e Sky, cerca de 3,5% de todas as linhas de celular e fixo do Brasil já estão inseridas no Não Me Perturbe.

O estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio das chamadas de spam, com 4,8 milhões de números registrados. Em segundo lugar aparece o Paraná, com 885,6 mil registros, seguido por Minas Gerais, com 871,6 mil.

Não Me Perturbe é insuficiente e Anatel criou 0303

O Não Me Perturbe foi criado pelas próprias operadoras, com uma medida de autorregulação para melhorar a relação das teles com os consumidores. Parece ótimo! Mas eu tenho todos os meus números registrados na plataforma, e posso afirmar que o cadastro foi ineficiente.

Quase que diariamente recebo ligações de operadoras — especialmente a Oi Fibra, que insiste tanto em me empurrar internet por fibra que escrevi um editorial para desabafar. Ela não é a única: chamadas da Claro, Vivo e Sky continuam comuns por aqui, ainda que em proporção menor. 🤡

De acordo com a Conexis, o Não Me Perturbe trouxe efeito direto na queda das reclamações na Anatel e observou queda de mais de 20% nos registros. No entanto, a agência reguladora já reconheceu que a iniciativa foi insuficiente e estabeleceu a criação do prefixo 0303, que será obrigatório para todas as chamadas de telemarketing.

O 0303 está em vigor desde março, mas apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de linhas móveis. Somente a partir de 10 de junho que o prefixo será expandido para as ligações originadas de telefones fixos.

Com regras mais rígidas, o 0303 deverá ser seguido por qualquer categoria de empresa de telemarketing ativo, incluindo empresas de telefonia, planos de saúde, bancos e lojas. A vantagem é que o consumidor pode solicitar o bloqueio de todas as chamadas de spam, seja pela diretamente com a operadora ou por aplicativos para smartphone.

Vale lembrar que as chamadas do 0303 compreendem apenas telemarketing ativo, ou seja, venda de produtos e serviços. Ligações de cobrança, por exemplo, não são atribuídas ao prefixo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados