Internet lenta? WhatsApp vai mostrar tempo de envio para cada arquivo

WhatsApp planeja recurso para mostrar tempo restante estimado de downloads e uploads; na Argentina, alguns usuários podem mandar arquivos de até 2 GB

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do WhatsApp

Às vezes, você precisa mandar um arquivo grande via WhatsApp. Se a internet não colaborar, o processo pode durar até minutos. Para deixar você mais tranquilo (ou mais nervoso, dependendo do seu estado de espírito), o aplicativo passará a mostrar quanto tempo falta para completar o upload ou download.

Com o recurso, o tempo restante estimado fica ao lado da porcentagem do download ou upload de um arquivo, ali mesmo no espaço da mensagem.

A novidade apareceu para alguns usuários do beta do WhatsApp para Android, iOS e desktop com as seguintes versões:

  • Android: 2.22.8.11 e mais recentes;
  • iOS: 22.8.0.74;
  • Desktop: 2.2209.3 e mais recentes.

Note que é apenas para alguns usuários — se você é um dos testadores e não recebeu, terá que esperar uma próxima rodada de ativações para ver se sua conta entra na lista.

WhatsApp passa a mostrar tempo restante de download e upload
WhatsApp passa a mostrar tempo restante de download e upload (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Se você costuma mandar arquivos pequenos, pode ser que isso não seja tão útil, mas o recurso faz sentido quando se leva em consideração outro teste do aplicativo.

Na Argentina, alguns usuários do WhatsApp beta podem enviar e receber arquivos de até 2 GB, o que pode demorar um tempo considerável mesmo com uma conexão rápida. Até o momento, o limite de envio é de 100 MB.

WhatsApp ganha recursos de áudio e emojis

O tempo restante estimado de downloads e uploads é só um dos recursos que o WhatsApp prepara para o futuro.

O aplicativo também começou a liberar as reações com emojis, a exemplo do que mensageiros como Telegram, Messenger e Instagram tem há algum tempo.

Outra novidade é poder continuar ouvindo uma mensagem de áudio mesmo após sair daquela conversa e abrir outra.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados