Windows 11 vai alertar quando você guardar suas senhas no Bloco de Notas

Recurso do Windows 11 vai impedir que senhas sejam digitadas e armazenadas no Bloco de Notas e em outros lugares inseguros

Bruno Gall De Blasi
Por

Bloco de Notas pode ser prático, mas não é o melhor lugar para armazenar senhas. Mesmo assim, algumas pessoas utilizam o app para guardar as credenciais e outras informações sigilosas. É justamente por isso que o Windows 11 passará a alertar os usuários caso as senhas sejam inseridas em apps que não apresentem segurança.

Windows 11
Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A função faz parte do pacote de novidades para o trabalho híbrido apresentadas pela Microsoft na semana passada. A companhia anunciou novos recursos para combater os ataques via phishing e malwares. Entre eles, está um mecanismo que identifica e alerta os usuários quando senhas são inseridas em um app inseguro ou malicioso.

A função visa auxiliar o usuário na hora de registrar informações confidenciais. O desenvolvedor Kuba Gretzky apresentou mais detalhes sobre o recurso do Microsoft Defender SmartScreen em seu perfil do Twitter. Ele explica que o sistema consegue dizer quando você está digitando senhas em qualquer aplicativo.

“O mesmo com a detecção de senhas em formulários de entrada em sites, que acredito que serão exclusivos do Edge”, afirmou. No mesmo tweet, Gretzky também compartilhou uma captura de tela do Bloco de Notas com o aviso de que é inseguro armazenar senhas no app. “Sua organização considera inseguro armazenar sua senha neste app e recomenda remover sua senha deste arquivo”, diz o alerta.

Windows 11 alerta caso usuário digite a senha no Bloco de Notas (Imagem: Reprodução/Twitter)
Windows 11 alerta caso usuário digite a senha no Bloco de Notas (Imagem: Reprodução/Twitter)

SmartScreen evita o roubo de senhas via phishing

O desenvolvedor ainda informou que o SmartScreen detecta se a senha foi enviada em um canal não confiável. Funciona assim: vamos supor que você recebeu um e-mail de trabalho com um link suspeito. Se a página falsa for aberta, o Windows 11 vai emitir uma notificação para evitar o envio da sua senha para os criminosos.

“Este aplicativo fez uma conexão insegura que foi denunciada à Microsoft por roubar senhas”, diz o aviso. “Sua organização recomenda alterar a sua senha de trabalho ou escola para manter a conta segura”. Na notificação, também há um botão para levar o usuário à opção para fazer a troca de senha.

Windows 11 também orienta a troca de senha em caso de phishing (Imagem: Reprodução/Twitter)
Windows 11 também orienta a troca de senha em caso de phishing (Imagem: Reprodução/Twitter)

Microsoft deixa Windows 11 mais seguro

A Microsoft também anunciou outro mecanismo para aprimorar a segurança. Conhecido como o Smart App Control, a função alinha a assinatura de código aos modelos de inteligência artificial (IA) para garantir que apenas apps confiáveis sejam executados. O recurso promete bloquear “um dos maiores vetores de ataque no Windows”.

“Também estamos ansiosos para trazer o poder da nuvem para o hardware com o processador de segurança Microsoft Pluton flexível e atualizável”, anunciaram na semana passada.

Com informações: Microsoft (Blog)Windows Latest

Relacionados

Relacionados