Spotifictional traz músicas de artistas que só existem em filmes e séries

E se existisse um "Spotify" com músicas de artistas que só aparecem em filmes ou séries? Essa é a ideia do Spotifictional

Emerson Alecrim
Por

Talvez você já tenha passado pela experiência de pesquisar sobre uma banda que aparece em um filme ou uma série para descobrir que ela não existe. Mas, se a música é tocada na produção, é possível ouvi-la em algum lugar. O Spotifictional dá uma forcinha para isso: o site reúne bandas que só existem na ficção.

Spotifictional (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Spotifictional (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Qualquer semelhança com a Nestflix, serviço que reúne produções de vídeo fictícias que só aparecem dentro de filmes e séries, não é mera coincidência: ao site It’s Nice That, Alex Cassidy, criador do Spotifictional, conta que a “falsa Netflix” serviu de inspiração para o seu projeto:

Sempre gostei da meta-ness [neste contexto, uma história dentro de outra história] de acomodar criações ficcionais dentro de shows (…). Quando eu vi a Nestflix no verão passado, fiquei imediatamente impressionado com quão inteligente é a abordagem que as mostravam dentro de uma versão simulada de um serviço de streaming.

O Spotifictional segue a mesma lógica. Ao entrar no site, você se deparará com um “Spotify de bandas ficcionais”. A página tem um visual que lembra mesmo o Spotify. Já as músicas são listadas como se os seus respectivos artistas fossem reais — há até capas de álbuns. Os nomes dos falsos artistas são exibidos abaixo destas, seguidos do nome do filme ou da série em que a música é reproduzida.

De Black Mirror a Os Simpsons

Um exemplo interessante é o de Ashley O, cantora que protagoniza um dos episódios da temporada 2019 de Black Mirror. A artista é interpretada por Miley Cyrus, que também gravou duas músicas do episódio. Uma delas, On A Roll, fez sucesso no “mundo real”, tanto que chegou a ser listada na Billboard.

Capa de Ashley O (imagem: reprodução/Spotifictional)
Capa de Ashley O (imagem: reprodução/Spotifictional)

É claro que Black Mirror não é a única produção referenciada por lá. O site exibe artistas ficcionais do filme Red: Crescer é uma Fera (2022), de um episódio de 1993 de Os Simpsons, de Scott Pilgrim contra o Mundo (2010) e várias outras obras.

A parte mais interessante é que, ao clicar em qualquer uma das músicas listadas no Spotifictional, você é direcionado ao Spotify ou ao YouTube (dependa da música) para poder escutá-la.

Spotifictional tem acervo pequeno, mas que deve crescer

Talvez você olhe para a lista de músicas do site e a considere pequena. E é mesmo. Há músicas de vários outros filmes ou séries que poderiam estar ali, a exemplo de Friends, Encanto e Escola de Rock.

Pudera: o Spotifictional é um projeto recente. A expectativa é a de que o seu acervo aumente com o passar do tempo. E você pode contribuir com isso: a parte final do site tem um formulário para envio de sugestões. Alex Cassidy também tem recebido contribuições via Reddit.

Relacionados

Relacionados