Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Android 13: API que melhora carregamento de jogos tem mais detalhes revelados

Com a nova tecnologia, títulos executados no Android 13 poderão se comunicar com a plataforma para uma performance aprimorada

Darlan Helder

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google implementou uma série de aprimoramentos no Android 12 para potencializar a jogabilidade no celular. E, de fato, além de ter uma loja de aplicativos com os principais jogos do mercado, os aparelhos Android mais recentes, sobretudo os high-ends, têm lidado bem com títulos cada vez mais pesados. Agora, eles querem dar um novo passo para reduzir significativamente o tempo de carregamento dos games com o Android 13. 

Asphalt 9 rodando no Galaxy A80 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Asphalt 9 rodando no Galaxy A80 (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As primeiras informações sobre esse update foram ventiladas no início deste ano, por Mishaal Rahman, editor técnico da plataforma Esper. Naquele momento, descobriu-se que no Android Open Source Project havia um novo código que, posteriormente, acabou sendo removido pelo próprio Google. Mesmo assim, Mishaal conseguiu obter detalhes, que vieram à tona. 

Segundo o editor, a empresa estava desenvolvendo uma API para fazer com que os jogos informem o estado atual à plataforma. Novas informações, divulgadas por Rahman, revelam que é isso mesmo: a nova geração do sistema operacional trará o setGameState, que atuará para que jogo e sistema se comuniquem para entregar uma melhor performance. 

Android 13 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Android 13 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Na prática, o aparelho executando o Android 13 detalhará o que está sendo carregado, como ativos e recursos, e o mesmo terá inteligência e autonomia para decidir qual caminho seguir ao receber as informações do título. Com isso, o smartphone poderá, por exemplo, elevar a performance na CPU com o GAME_LOADING — um novo modo gamer. 

Vale ressaltar que as OEMs terão de arquitetar e analisar o desempenho de CPU entregue quando o GAME_LOADING entrar em ação no aparelho. Esperamos que esses aprimoramentos acelerem o tempo de abertura de Genshin Impact, não é? 

E quando o Android 13 chega? 

A fonte ainda diz que o Google exigirá que todos os aparelhos novos com Android 13 executem esses recursos. Há rumores de que aqueles smartphones que forem atualizados do Android 12 para 13 poderão ficar limitados, sem todas essas funcionalidades. No entanto, só saberemos disso quando a empresa, enfim, apresentar a nova geração. 

O Android 13 Tiramisu deve ser revelado ao público no segundo semestre deste ano. Entre as novidades, o sistema oferecerá um modo convidado mais completo, leitor nativo de QR Code na central de controles, uma configuração que permite escolher um idioma para cada app e mais. 

Com informações: Xda-developers e PhoneArena.