Já atualizou? Google Chrome corrige falha de segurança explorada por hackers

Atualização emergencial do Chrome está disponível para download em todas as plataformas; bug atingia versão para computadores do navegador

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 7 meses
Google deve eliminar cookies de terceiros apenas em 2023 (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)

O Google Chrome recebeu uma atualização importante nesta semana para corrigir uma falha de segurança que estava sendo explorada por hackers. A versão 100.0.4896.127 do navegador já pode ser baixada em computadores Windows, Mac e Linux. Como esse update conserta uma brecha na proteção do software, é recomendado fazer o download o mais rápido possível.

O foco da atualização é consertar uma falha de segurança específica do navegador, identificada pelo código CVE-2022-1364. Considerada grave, a brecha atingia o motor V8 JavaScript usado pelo Chrome e permitia que invasores executassem códigos arbitrários de forma remota no software.

Além disso, o problema fazia o navegador travar e fechar sozinho, porque permitia a escrita e leitura de dados fora dos limites da memória. Segundo o Google, a falha foi descoberta por Clément Lecigne, do Grupo de Análise de Ameaças da própria empresa.

Apesar de confirmar que o bug havia sido identificado e corrigido, o Google não comentou como as invasões aconteciam. O gigante das buscas informou apenas que o “acesso a detalhes da falha e links podem ficar restritos até a maioria dos usuários estar atualizada com os ajustes”.

Atualize o Chrome assim que possível

Desde a última quinta-feira (14), o Google está liberando a atualização para os usuários gradualmente. Caso o Chrome ainda não tenha baixado e instalado os ajustes de forma automática, é possível forçar a atualização por meio do menu do navegador.

Veja neste artigo como atualizar o Google Chrome no PC e nos celulares Android e iPhone (iOS).

Vale mencionar que a atualização de número 100.0.4896.127 é emergencial e corrige apenas a falha CVE-2022-1364. Portanto, não há novidades visuais ou recursos inéditos para o programa, por enquanto.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados