Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Windows 11 tem falha 0xc1900101 que impede atualização em alguns PCs

Mensagem de erro 0xc1900101 indica que Windows 11 não conseguiu instalar atualizações; Microsoft já investiga possíveis causas

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Atualizar o Windows 11 é uma tarefa trivial: após o sistema baixar os pacotes, você só precisa reiniciar o computador para a instalação ser concluída. Mas muitos usuários têm se deparado com o erro 0xc1900101, que indica que o procedimento não pôde ser finalizado. Felizmente, a Microsoft começou a investigar o problema.

Logotipo do Windows 11
Windows 11 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A impressão que se tem é a de que a mensagem mais atrapalha do que ajuda, pois não indica a causa da falha. Mas, basicamente, o erro 0xc1900101 é um aviso genérico de que o sistema operacional não conseguiu instalar as atualizações e reverteu a sua imagem para o estado anterior — a mensagem também pode aparecer para o Windows 10.

Não existe uma única causa para o problema. Defeitos na unidade de armazenamento, incompatibilidade de drivers ou arquivos do sistema corrompidos estão entre os vários fatores que podem impedir que o Windows 11 seja atualizado (ou até instalado do zero).

No contexto atual, o número de usuários relatando o aparecimento da mensagem 0xc1900101 está acima do habitual, situação que levanta suspeitas para algum tipo de bug no sistema. Algumas pessoas também têm relatado o surgimento de mensagens de erro diferentes, mas cujo efeito é o mesmo: as atualizações do sistema não podem ser instaladas.

O Windows Latest reproduziu dois relatos de pessoas que reportaram o problema à Microsoft por meio do Hub de Feedback, ferramenta que é usada principalmente por usuários das versões preview do Windows 11.

Em um deles, o usuário afirma que todas as suas máquinas físicas com essa versão do sistema foram atualizadas corretamente, mas o erro 0xc1900101 aparece em uma instalação via máquina virtual. No outro caso, o usuário relata que a atualização foi revertida por conta de um problema com o driver do chip gráfico de seu PC.

Microsoft está monitorando o problema

Aparentemente, a falha afeta instalações preview do Windows 11 (direcionadas a participantes do programa de testes Windows Insider). Mas, como a mensagem de erro é genérica, não é prudente afirmar que instalações “normais” estão imunes ao problema.

De todo modo, a Microsoft afirma que está ciente da falha e que vem monitorando os relatos, embora ainda não consiga apontar a solução porque, como já ficou claro, o erro 0xc1900101 pode ter diversas causas.

Enquanto isso, quem está enfrentando o problema pode tentar um dos seguintes procedimentos:

  • Antes de atualizar o Windows 11, verifique se há novos drivers disponíveis, principalmente para a placa de vídeo;
  • Verifique se o HD ou o SSD está cheio; em algumas situações, o Windows pode precisar de pelo menos 10 GB livres para instalar atualizações (esse fator depende da quantidade de pacotes acumulados);
  • O Windows Latest aponta que remover o arquivo SecretFilterAP.dll da pasta system32 também pode ser uma solução, pois trata-se de uma sobra de compilações antigas;
  • Se você instalou um software recentemente, pode ser uma boa ideia removê-lo, tentar atualizar o sistema novamente e então reinstalar o programa;
  • Simplesmente baixe as atualizações novamente e tente uma nova instalação.