Windows 11 tem falha 0xc1900101 que impede atualização em alguns PCs

Mensagem de erro 0xc1900101 indica que Windows 11 não conseguiu instalar atualizações; Microsoft já investiga possíveis causas

Emerson Alecrim
Por
Logotipo do Windows 11

Atualizar o Windows 11 é uma tarefa trivial: após o sistema baixar os pacotes, você só precisa reiniciar o computador para a instalação ser concluída. Mas muitos usuários têm se deparado com o erro 0xc1900101, que indica que o procedimento não pôde ser finalizado. Felizmente, a Microsoft começou a investigar o problema.

A impressão que se tem é a de que a mensagem mais atrapalha do que ajuda, pois não indica a causa da falha. Mas, basicamente, o erro 0xc1900101 é um aviso genérico de que o sistema operacional não conseguiu instalar as atualizações e reverteu a sua imagem para o estado anterior — a mensagem também pode aparecer para o Windows 10.

Não existe uma única causa para o problema. Defeitos na unidade de armazenamento, incompatibilidade de drivers ou arquivos do sistema corrompidos estão entre os vários fatores que podem impedir que o Windows 11 seja atualizado (ou até instalado do zero).

No contexto atual, o número de usuários relatando o aparecimento da mensagem 0xc1900101 está acima do habitual, situação que levanta suspeitas para algum tipo de bug no sistema. Algumas pessoas também têm relatado o surgimento de mensagens de erro diferentes, mas cujo efeito é o mesmo: as atualizações do sistema não podem ser instaladas.

O Windows Latest reproduziu dois relatos de pessoas que reportaram o problema à Microsoft por meio do Hub de Feedback, ferramenta que é usada principalmente por usuários das versões preview do Windows 11.

Em um deles, o usuário afirma que todas as suas máquinas físicas com essa versão do sistema foram atualizadas corretamente, mas o erro 0xc1900101 aparece em uma instalação via máquina virtual. No outro caso, o usuário relata que a atualização foi revertida por conta de um problema com o driver do chip gráfico de seu PC.

Microsoft está monitorando o problema

Aparentemente, a falha afeta instalações preview do Windows 11 (direcionadas a participantes do programa de testes Windows Insider). Mas, como a mensagem de erro é genérica, não é prudente afirmar que instalações “normais” estão imunes ao problema.

De todo modo, a Microsoft afirma que está ciente da falha e que vem monitorando os relatos, embora ainda não consiga apontar a solução porque, como já ficou claro, o erro 0xc1900101 pode ter diversas causas.

Enquanto isso, quem está enfrentando o problema pode tentar um dos seguintes procedimentos:

  • Antes de atualizar o Windows 11, verifique se há novos drivers disponíveis, principalmente para a placa de vídeo;
  • Verifique se o HD ou o SSD está cheio; em algumas situações, o Windows pode precisar de pelo menos 10 GB livres para instalar atualizações (esse fator depende da quantidade de pacotes acumulados);
  • O Windows Latest aponta que remover o arquivo SecretFilterAP.dll da pasta system32 também pode ser uma solução, pois trata-se de uma sobra de compilações antigas;
  • Se você instalou um software recentemente, pode ser uma boa ideia removê-lo, tentar atualizar o sistema novamente e então reinstalar o programa;
  • Simplesmente baixe as atualizações novamente e tente uma nova instalação.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados