Adeus, selfies embaçadas? iPhone 14 pode ter foco automático na câmera frontal

Câmera frontal do iPhone 14 tende a receber melhorias no foco e na lente; edição Pro pode dar adeus ao notch do iPhone X

Bruno Gall De Blasi
Por
iPhone 13 Mini (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A câmera frontal do iPhone 14 pode receber um baita incremento. De acordo com as previsões do analista Ming-Chi Kuo, a Apple deve levar o foco automático para o sensor de selfies da próxima geração do seu celular. Os sucessores do iPhone 13 estão previstos para serem apresentados no segundo semestre de 2022.

As mudanças seriam destinadas aos quatro modelos da próxima geração. Conforme revelado pelo analista em seu perfil do Twitter, a Apple pode atualizar a câmera frontal dos seus próximos telefones. Esse incremento daria fim ao foco fixo dos modelos atuais, que nem sempre consegue enquadrar todos os elementos da foto adequadamente. 

Esta melhoria seria aplicada com o foco automático. Diferentemente do que acontece atualmente, a câmera frontal adaptaria o foco conforme a cena e o ambiente da foto. Além disso, espera-se que a abertura da lente aumente de f/2,2 para f/1,9. 

Caso não esteja a par, quanto menor o número, maior a abertura. Em outras palavras, o sensor para selfies receberá mais luz, o que deve favorecer fotos feitas em lugares escuros ou à noite. Outro benefício ficaria pela profundidade de campo, o que seria uma melhoria muito bem-vinda para quem gosta de tirar fotos com o fundo desfocado.

iPhone 14 Pro deve dar adeus ao notch (Imagem: Reprodução/Max Weinbach/Twitter)
iPhone 14 Pro deve dar adeus ao notch (Imagem: Reprodução/Max Weinbach/Twitter)

iPhone 14 Pro deve dar adeus ao notch

A câmera frontal com foco automático não é a única melhoria esperada à nova geração. Ao que tudo indica, a Apple vai retirar o notch do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. No lugar, a dupla tende a chegar aos consumidores com um furo na tela, assim como acontece com os celulares da Samsung e da Xiaomi.

Outras apostas giram em torno da nova geração. É o caso do iPhone 14 e iPhone 14 Max, que devem ser anunciados com o mesmo processador do iPhone 13: o Apple A15. Já as edições Pro e Pro Max podem chegar no mercado com o Apple A16, a futura versão do chip, que possivelmente será mais potente que o atual. 

A variante Mini também não deve ganhar uma atualização em 2022. No lugar, a Apple tende a lançar a edição convencional, com 6,1 polegadas, e a variante Max, com 6,7 polegadas. Os modelos Pro e Pro Max devem ser anunciados com telas de 6,1 polegadas e 6,7 polegadas, respectivamente.

Todo o quarteto, por outro lado, deve ter 6 GB de RAM. Mas também há diferenças neste quesito: as edições convencionais devem trazer uma memória LPDDR4X enquanto os modelos Pro teriam um componente LPDDR5. Espera-se que o iPhone 14 seja anunciado em setembro.

iPhone 15 pode ocultar câmera frontal atrás da tela

Ming Chi-Kuo deu outro palpite sobre o futuro da Apple. Em outra publicação no Twitter, o analista afirmou que os modelos mais avançados da família iPhone 15 devem trazer a câmera frontal sob a tela. “Uma condição de pouca luz é prejudicial à qualidade da câmera frontal”, disse. “O ISP [processador de sinal de imagem] e o algoritmo são críticos para melhorias de qualidade.”

Com informações: MacRumors, Ming-Chi Kuo (1 e 2) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados