Dolce Gusto Neo, da Nescafé, tem Wi-Fi para premiar você “por cada xícara”

Cafeteira Dolce Gusto Neo usa Bluetooth e Wi-Fi para dar pontos no programa de recompensas da Nescafé, que podem ser trocados por cápsulas

Giovanni Santa Rosa
Por
Cápsula de Dolce Gusto

O conceito de casa conectada geralmente envolve controlar aparelhos por voz ou por smartphone. A Dolce Gusto Neo, da Nescafé, tem uma abordagem diferente: ela conta com Wi-Fi e Bluetooth para se conectar e dar pontos a cada bebida feita com a máquina.

As informações estão na documentação enviada pela Nestlé à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para homologação do produto. Como ela tem suporte a conexões sem fio, precisa passar por essa etapa burocrática.

No manual do produto, a Nestlé dá instruções para o emparelhamento. É preciso estar com o aplicativo Dolce Gusto instalado no celular e seguir as instruções até o ícone branco da cafeteira estar branco em estado permanente.

A marca diz que o app permite personalizar xícaras (presumivelmente mudar a quantidade de água para deixar o resultado como você preferir) e repetir pedidos de cápsulas com um clique, além de dar pontos a cada bebida extraída.

Manual de instruções da Dolce Gusto Neo explica conectividade da cafeteira
Manual de instruções da Dolce Gusto Neo explica conectividade da cafeteira (Imagem: Reprodução / Anatel)

Não dá para comandar a cafeteira à distância, porém — até porque você vai precisar colocar a cápsula, de qualquer jeito.

Uma vantagem é que a máquina reconhece a bebida e ajusta automaticamente a quantidade de água necessária para o preparo. Mesmo assim, é possível interromper a extração antes do fim ou ligá-la novamente para deixar o café, o chá ou o chocolate ao seu gosto.

Dolce Gusto Neo
Dolce Gusto Neo (Imagem: Reprodução / Anatel)

O site do programa de recompensas da Nestlé fala que é possível comprar cápsulas por a partir de 220 pontos. Atualmente, os clientes ganham pontos cadastrando um código que vem nas caixas das cápsulas. Ainda não se sabe qual será a pontuação por cada xícara da Dolce Gusto Neo.

Por enquanto, o aplicativo não está disponível nas lojas de Apple e Google. O QR Code do manual leva a um site protegido por senha.

Nestlé já tem cafeteiras com Wi-Fi e Bluetooth

A Nescafé Dolce Gusto Neo não é a primeira máquina de café em cápsulas da Nestlé a contar com Wi-Fi e Bluetooth. A Nespresso Vertuo Next também tem conectividade.

No entanto, ela explora pouco estes recursos: o aplicativo Nespresso para celular serve apenas para atualizar o software, checar o status de conectividade e verificar a quantidade de água no reservatório.

Colaborou: Everton Favretto

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados