Intel prepara chips Core de 16 núcleos para brigar com AMD em notebooks

Chips Intel Alder Lake-HX com até 16 núcleos devem equipar notebooks de alto desempenho e brigar com linha AMD Ryzen 6000

Emerson Alecrim
Por
Chip Core de 12ª geração série H (imagem: divulgação/Intel)

A Intel lançou vários processadores da família Core de 12ª geração, mas há espaço para mais: são fortes os sinais de que a companhia anunciará em breve os chips Alder Lake-HX. Direcionados a notebooks de alto desempenho, eles devem contar com até 16 núcleos e, aparentemente, disputarão espaço com a linha Ryzen 6000, revelada pela AMD no início do ano.

Os chips Intel Core de 12ª geração anunciados até agora são divididos em três séries: Alder Lake-H, Alder Lake-P e Alder Lake-U. A série H é focada em alto desempenho. Com isso, percebemos facilmente que os modelos Alder Lake-HX, se confirmados, aparecerão como uma continuação ou evolução dos chips H, ou seja, darão ainda mais prioridade para o aspecto da performance.

Foco no desempenho

Nesse sentido, o rumor de que a provável nova linha terá até 16 núcleos não soa como surpresa (para fins de comparação, o processador Alder Lake-H mais poderoso tem 14). De acordo com o site chinês ITHome, serão pelo menos cinco chips nessa leva — o veículo afirma ter descoberto esses modelos em um anúncio das novas workstations Dell Precision 7770 e 7670:

ChipNúcleos / ThreadsFrequênciaBoost
Intel Core i9-12950HX (vPro)16 / 242,3 GHz5 GHz
Intel Core i9-12900HX16 / 242,3 GHz5 GHz
Intel Core i7-12850HX (vPro)16 / 242,1 GHz4,8 GHz
Intel Core i7-12800HX16 / 242 GHz4,8 GHz
Intel Core i5-12600HX12 / 162,5 GHz4,6 GHz

Repare que, se a tabela estiver correta, a Intel terá não um ou dois, mas quatro processadores Alder Lake-HX com 16 núcleos. E, sim, todos eles seguirão a estratégia das demais séries da 12ª geração: combinar núcleos de alto desempenho com núcleos econômicos no consumo de energia.

Falando em consumo, esse pode ser o “ponto fraco” da série HX. As suas especificações completas ainda são desconhecidas, mas é provável que iremos nos deparar com um aumento de TDP aqui. O Tom’s Hardware aponta que os novos processadores provavelmente trabalharão com 55 W — na série H, essa medida fica em 45 W.

Como a série Alder Lake-HX terá o desempenho como foco, esse não chega a ser um ponto ruim. Os novos chips deverão equipar notebooks que não são transportados com muita frequência, a exemplo de workstations e, talvez, laptops para jogos.

Uma dúvida que fica no ar é: os processadores HX realmente competirão com os chips Ryzen 6000? Os modelos da AMD têm até oito núcleos, mas essa quantidade, por si só, não é um bom parâmetro de comparação. Temos que esperar por mais detalhes para apostar em quem vencerá essa briga.

Quando os chips Alder Lake-HX serão anunciados?

Como a Intel ainda não confirmou a série Alder Lake-HX, não há informação sobre previsão de lançamento. Mas o Tom’s Hardware observou um detalhe importante: a Asus vai realizar o evento Pinnacle of Performance em 9 de maio; há boas chances de que workstations baseadas nos novos chips sejam reveladas por lá.

Em outras palavras, não deve demorar para termos novidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados