Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Uber agora destaca checagem de rota e mais recursos de segurança no app

Novo botão "Checagem de Segurança" foi implementado no perfil de usuário; Uber quer melhorar visibilidade e facilitar o acesso a três recursos de segurança no app

Bruno Ignacio

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Nesta segunda-feira (25), a Uber anunciou algumas mudanças em seu aplicativo para aumentar a visibilidade de seus recursos de segurança. O objetivo da empresa é tornar essas ferramentas já existentes mais conhecidas entre os usuários ao encurtar o caminho até elas. Para isso, um novo botão “Checagem de Segurança” foi implementado na página de perfil do app, onde se pode configurar mais facilmente cada um dos recursos.

Logotipo da Uber com carro
Uber (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Em comunicado à imprensa, a Uber explicou que o objetivo das mudanças é melhorar a experiência do usuário e “e facilitar o acesso aos recursos de segurança disponíveis no app”. Assim, ao clicar em um perfil no canto superior direito da tela inicial do app, logo você perceberá uma barra horizontal com o novo botão Checagem de Segurança.

A novidade da interface vai levar o usuário a uma nova página, onde ele pode conferir como estão configuradas cada uma das ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens.

Novo botão Checagem de Segurança no app da Uber (Imagem: Divulgação/ Uber)
Novo botão Checagem de Segurança no app da Uber (Imagem: Divulgação/ Uber)

A gerente de operações para segurança na Uber, Araceli Almeida explicou em comunicado:

“Nossas pesquisas internas mostram que muitos dos recursos de segurança já existentes são pouco conhecidos e, portanto, pouco utilizados pelos usuários. Acreditamos que torná-los mais visíveis e acessíveis no app é a melhor forma de encorajar seu uso.”

Novo botão leva usuário a três recursos de segurança

As novas telas vão levar o usuário a conferir três recursos de segurança:

  • Contatos de confiança: através dessa ferramenta, os usuários do app de transporte podem compartilhar suas viagens com quem quiser, como amigos e familiares, para que outra pessoa possa acompanhar seu trajeto. Com esse recurso, a Uber busca facilitar e agilizar o compartilhamento de informações. Além disso, é possível cadastras um contato de emergência como referência para o time de suporte do aplicativo.
  • U-Código (PIN): trata-se de um método de verificação que mostra define um PIN — que funciona como uma senha no app — e exige que ele seja fornecido ao motorista parceiro para que a viagem possa começar. Ou seja, é uma forma de realmente verificar se você está no carro certo e com o motorista certo. Além disso, é outra garantia de que o passageiro entrou no veículo e que a corrida iniciou.
  • Checagem de rota: essa ferramenta busca ajudar motoristas e passageiros no caso de paradas fora do comum e inesperadas, desvios de rota e viagens encerradas antes do previsto no app. Assim, o recurso pode acionar automaticamente o time de suporte da Uber para direcioná-los melhor através do GPS e de outros sensores dos smartphones dos usuários, ajudando a identificar e solucionar problemas.

Essas ferramentas já existiam, mas muitas pessoas (inclusive eu) não as conheciam por estarem muito mais “escondidas” no aplicativo da Uber.