WhatsApp planeja recurso para manter mensagens que desaparecem sozinhas

Além de recurso para manter mensagens com prazo para desaparecerem, WhatsApp planeja adicionar mais emojis para reações

Pedro Knoth
Por
Logotipo do WhatsApp

O WhatsApp está desenvolvendo uma opção que permite ao usuário salvar uma mensagem que está programada para ser apagada automaticamente. Mas o contrário também vale: um membro de um grupo poderá desfazer a ação, levando a mensagem a desaparecer para todos. Além disso, o mensageiro vai adicionar ainda mais emojis como reações, incluindo praticamente todo o teclado de símbolos.

O novo recurso de salvar uma mensagem programada para sumir foi revelado na versão beta do aplicativo do WhatsApp para iOS (22.9.0.72) e Android (2.22.7.4). Atualmente, o mensageiro permite ativar essa habilidade para fazer um envio desaparecer em 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Isso pode ser habilitado para chats privados ou grupos.

No entanto, qualquer um pode desfazer essa ação. Isso leva a mensagem a apagar automaticamente para todos os integrantes presentes naquele chat. Como mensagens temporárias podem ser habilitadas somente por administradores no caso de um grupo, não se sabe se qualquer um pode reverter a opção de manter a mensagem.

Primeiro, ao clicar na mensagem que o usuário deseja manter, o WhatsApp envia um banner para confirmar a decisão. “Essa mensagem não vai desaparecer desse chat. Qualquer um pode reverter o salvamento”, aponta o aplicativo. Ao tentar reverter a ação, o mensageiro avisa: “essa mensagem teria desaparecido. Não mantê-la vai apagá-la para todos”.

Novos avisos para o recurso de manter mensagens ou remover salvamento (Imagem: Reprodução/ WABetaInfo)
Novos avisos para o recurso de manter mensagens ou remover salvamento (Imagem: Reprodução/ WABetaInfo)

O WABetaInfo nota que, contudo, esse recurso ainda está na fase de testes e pode mudar ou ser totalmente descartado antes do lançamento oficial pela Meta, que controla o WhatsApp.

WhatsApp prepara reações com mais emojis

O WhatsApp está desenvolvendo mais emojis para virarem reações às mensagens. Esse recurso também foi descoberto pelo WABetaInfo na versão 2.22.10.9 da beta do mensageiro para Android.

A reação às mensagens já está presente na concorrência: Telegram e Discord já permitem reações com símbolos. O mensageiro começou a liberar as reações por emoji gradualmente em março, e oficializou o recurso na metade de abril, ao lançar as Comunidades.

Mas as reações disponíveis atualmente se limitam a cinco emojis, enquanto a expansão garante que será possível reagir com praticamente todos os símbolos do teclado — desde a carinha que manda beijos a que usa óculos escuros.

Para as novas reações, o WhatsApp criou um botão de “mais” localizado ao lado das reações padrão. Mas vale lembrar que, por enquanto, a reação com novos emojis está em fase de testes e o WhatsApp pode fazer mudanças.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados