Claro lança NOW para smart TVs da LG com streaming de IPTV e on demand

NOW para webOS aparece na loja de aplicativos da LG; app é alternativa para quem quer IPTV mais barato que Claro Box TV e compete com DirecTV Go e Vivo Play App

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 7 meses
TV OLED LG Evo G1 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Loja de aplicativos de TV da LG (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Claro NOW é um serviço de streaming com acervo interessante, mas tinha um grande defeito: só era possível assistir canais ao vivo ou títulos sob demanda no smartphone, tablet ou computador via navegador, sem nenhuma opção de app para smart TVs. A operadora parece ter dado um passo à frente e lançou o app para smart TVs da LG, mas usuários com televisores de marcas concorrentes continuam desassistidos.

O app já está disponível na LG Content Store, loja de apps para smart TVs da LG com sistema operacional webOS. A descrição indica ser possível assistir tanto conteúdo on demand do NOW como canais ao vivo, desde que o usuário faça login com sua conta da Claro.

O grande porém é que o aplicativo só está disponível para smart TVs da LG. O Tecnoblog entrou em contato com a Claro e questionou se NOW chegará em mais equipamentos; a operadora apenas confirmou a chegada do serviço para televisores da LG e não revelou maiores detalhes.

Fica a torcida para que o NOW não demore para alcançar mais plataformas, como TVs da Samsung, Android TV, Roku, Apple TV e Amazon Fire Stick. Até o momento, a alternativa para assistir o streaming da Claro em telas grandes é abrir o conteúdo no smartphone e parear a reprodução com um Chromecast.

App do NOW na LG Content Store
App do NOW na LG Content Store (Imagem: Reprodução)

IPTV sem precisar do Claro Box TV: finalmente?

O Claro Box TV é um excelente serviço de IPTV, mas o modelo de negócios escolhido pela operadora deixa a desejar. A exigência da caixinha complica o processo de adesão, e o custo mensal também fica mais alto.

Uma das formas de acessar canais ao vivo no NOW é através do pacote Top Streaming, que possui a mesma grade do Claro Box TV e custa R$ 59,90 por mês. O entrave é que o serviço só está disponível para clientes da Claro com banda larga fixa, TV ou celular pós-pago, sem opção para contratação avulsa por usuários de outras operadoras.

A chegada do app também pode beneficiar clientes do Claro Box TV. Como não dá para contratar pontos adicionais da caixinha, é possível que os assinantes acessem o NOW em outras TVs para assistir filmes, séries, documentários e canais ao vivo. O mesmo vale para assinantes de TV paga, que podem usar o login e zapear pelo pacote contratado.

Se o app estiver disponível para mais plataformas e for bom (a experiência em celulares e tablets é horrível), a Claro conseguirá ser mais competitiva no mercado legalizado de IPTV, como DirecTV Go ou Guigo TV. No entanto, me pergunto qual a dificuldade em abrir a venda para não-assinantes da operadora — algo ruim que a Vivo também copiou para planos Vivo Play App, que estão disponíveis apenas para clientes de celular pós-pago e controle.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados