Starlink vai oferecer internet por satélite nos aviões da Hawaiian Airlines

Hawaiian Airlines é a primeira companhia aérea a fechar parceria para internet por satélites Starlink em voos comerciais

Emerson Alecrim
Por

Que a SpaceX planeja cobrir todo o mundo com os satélites Starlink você já sabe. O detalhe possivelmente desconhecido é o fato de esse plano incluir aviões. A companhia fundada por Elon Musk fechou um acordo para oferecer internet nos voos da Hawaiian Airlines. Os passageiros não pagarão nenhum centavo por esse serviço.

Airbus A330 da Hawaiian (imagem: divulgação/Hawaiian Airlines)
Airbus A330 da Hawaiian (imagem: divulgação/Hawaiian Airlines)

Internet em voos comerciais já não é novidade. Muitas companhias áreas oferecem esse tipo de serviço como um diferencial. Em boa parte dos casos, o cliente precisa pagar pelo acesso à internet durante o voo, mas há várias exceções. No Brasil, por exemplo, a Azul não cobra pelo Wi-Fi em suas aeronaves.

Ligando cidades dos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália e outros países ao Havaí, a Hawaiian Airlines está entre as companhias aéreas que ainda não têm internet a bordo. O acordo com a SpaceX vem para mudar esse cenário.

Com a parceria, a Hawaiian Airlines vai se tornar a primeira companhia aérea a oferecer internet por meio dos satélites Starlink em voos comerciais.

Nenhuma das partes revelou o valor do acordo. Por outro lado, Avi Mannis, diretor de marketing e comunicação da Hawaiian Airlines, explicou à CNBC que a companhia não havia encontrado uma solução de acesso à internet convincente para rotas sobre o Oceano Pacífico. Os satélites Starlink devem superar essa deficiência, por assim dizer.

Mas não é tão simples

Os aviões da Hawaiian Airlines terão internet por satélite a partir de 2023. O prazo relativamente longo é consequência, entre outros fatores, da falta de uma estrutura pronta para uso da rede Starlink em aviões.

Esse ponto tem ligação com outro problema: a SpaceX ainda não tem uma antena certificada para comunicação entre aeronaves e satélites.

Apesar disso, o clima é de otimismo. “Quando começarmos com a Starlink, iremos oferecer a melhor experiência de conectividade no ar”, promete Peter Ingram, CEO da Hawaiian Airlines.

Internet em aeronave da Hawaiian (imagem ilustrativa: divulgação/Hawaiian Airlines)
Internet em aeronave da Hawaiian (imagem ilustrativa: divulgação/Hawaiian Airlines)

As velocidades esperadas não foram reveladas, mas a companhia aérea fala em conexões que tornarão “aborrecimentos como baixar filmes antes da decolagem coisa do passado”.

A Hawaiian Airlines pretende disponibilizar o serviço da Starlink em suas aeronaves Airbus A330, Airbus A321neo e Boeing 787. Apenas as unidades Boeing 717 da empresa, que operam rotas curtas, não contarão com a novidade.

Vale destacar que a Hawaiian Airlines é a primeira parceira da rede Starlink para voos comerciais. Antes dessa parceria, a SpaceX fechou um acordo com a JSX para oferecer internet em voos fretados.

Relacionados

Relacionados